![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-id1xLHyGE6wdle8oRbnE692xX6jZhy0zVkHAhmxzlTmnVg2F1NlSvBESK98ER3z-QhP9DtBZjW4Ip-ASSR-J22bL5KoI_CypuuSUscnHTwQRTmPzASCfeSSWbfMhXQa3A0MrDQjgCXxd/s400/1984-DTM-Strycek-1.jpg)
Strycek Volker, DTM 1984.
Carros do BMW Team Schnitzer, ETCC 1984.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBrthB6TgV41IqChg9L5SdhwffyaVCRRgyMw0XvSDVb7OySnZgThIIxQw83R_Qd072lNOaReZnBX7YvBFhcvh2f9U2AYrj3esnWSkhe8SXMprMiMEs7VO2Imix5N4rTNSmgaDpv_k9UFuh/s400/Emanuele+Pirro+BMW+635+CSi+Touring+Car.+1986+RAC+Tourist+Trophy+ETCC+Silverstone.png)
Emanuele Pirro, ETCC 1986.
Esse post teria só uma ou duas fotos, mas acabou ficando bem maior depois que dei uma pesquisada na história desse carro, a BMW 635 CSi, a bisavó da M6. Eu não fazia ideia da importância dela para a marca, mas entre 1981 e 1986 esse carro conquistou três títulos em renomados campeonatos europeus de turismo, fora vitórias nas 24H de Spa e de Nurburgring.
A 635 CSi competiu no Grupo A de Turismo, e foi substituída em 86 pela M3, talvez o carro mais bem sucedido da marca que já apareceu algumas vezes aqui no blog. Mas voltando a 635, o carro mais conhecido e vitorioso foi o do Team Schnitzer, que contava com apoio da fábrica, e disputou o ETCC (campeonato europeu de turismo) com a famosa pintura oficial da BMW, marcada pelas faixas azuis e vermelha. Mas também teve 635 correndo na DTM e no ATCC (campeonato australiano de turismo). Essa do campeonato australiano também é bem bacana pois tinha a bonita pintura preta e dourada da JPS, John Player Special, que vimos em uma M3 nesse post.
Ah sim, o motor, na versão de corrida oficial era um 6 cilindros em linha 3.5L com aproximados 360HP, na minha opinião o suficiente para boas doses de diversão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCZ1dio_ZVSbojdr__h1VA9GUhIkrmBJqsxoOYohMUVB8Jp8OREBmBuzS0sw5L55-2kTcLY4UHFWJgusG5zpDdS-fUeuHL6AE9CDPbdY7vUCLmqolOZyBevSv8WV7mVXgofy7KWwTlm7KE/s400/bmwjps28.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV__854LsS2nTTAMlxNCvEiwoZ_DJba8hxQh9uYxM4esGPp4uAAZHRmqPD-bp4hldFjOtyLgsx2ze2sVbBAahQDHjbznB78dqZqo5VXXUySK0sS8xt8oJCcW1cH-e3YWI45Xe1FT6qLQv6/s400/bmwjps14.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCAcV9fJBHkv3LwyGm1LytgcMI5vHJMeuLIsxgrnSfBYa0V66Oi2jOP15TjVW7U21NYLCm6vhPyfCGi8xgICYx7M5APXCJuNG7bGAwk_EppVx84dSoPxP8dy3ZsraT0obxLGSXvXIORzef/s400/BMW+635+ex-ATCC.png)
Modelo com pintura JPS do ATCC. O original nas duas primeiras fotos,
e o restaurado logo acima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZeTaEYcb5RSH4vMWVsSaP6klATcyz9v_qWJzZlSlhR4xXo45qqCXBtjecT3vc13Hnj36wPjQNTuegj7Q4AdEBfQjF1ptOtwV4r2jwLaKbP99BCwYy13rRGObt7CrosPVoRhMIl3cBfjM5/s400/Schneller-Schuhmann-635-CSI-auf-der-Start-Ziel-Geraden-in-Hockenheim-a20777446.jpg)
Lindo modelo restaurado que disputa o ADAC na Alemanha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmhZhzMxgC51eKbpAoH03EFFlVSucyQ0ler508K6qKi-4df02sYaVUDydQH92xXpfE6JrPe6SV8EBGmsuR2Plz6C4e0qO8h9L7krHoRQS_F9g4TiWLJ8jvHbCqYTskrYygxxWy-hrzTHhu/s400/BMW+635+CSI.jpg)
Outro modelo restaurado que corre em Portugal.
No comments:
Post a Comment