Tuesday, December 7, 2010

BMW 635 CSi

Strycek Volker, DTM 1984.

Carros do BMW Team Schnitzer, ETCC 1984.


Emanuele Pirro, ETCC 1986.

Esse post teria só uma ou duas fotos, mas acabou ficando bem maior depois que dei uma pesquisada na história desse carro, a BMW 635 CSi, a bisavó da M6. Eu não fazia ideia da importância dela para a marca, mas entre 1981 e 1986 esse carro conquistou três títulos em renomados campeonatos europeus de turismo, fora vitórias nas 24H de Spa e de Nurburgring.

A 635 CSi competiu no Grupo A de Turismo, e foi substituída em 86 pela M3, talvez o carro mais bem sucedido da marca que já apareceu algumas vezes aqui no blog. Mas voltando a 635, o carro mais conhecido e vitorioso foi o do Team Schnitzer, que contava com apoio da fábrica, e disputou o ETCC (campeonato europeu de turismo) com a famosa pintura oficial da BMW, marcada pelas faixas azuis e vermelha. Mas também teve 635 correndo na DTM e no ATCC (campeonato australiano de turismo). Essa do campeonato australiano também é bem bacana pois tinha a bonita pintura preta e dourada da JPS, John Player Special, que vimos em uma M3 nesse post.

Ah sim, o motor, na versão de corrida oficial era um 6 cilindros em linha 3.5L com aproximados 360HP, na minha opinião o suficiente para boas doses de diversão.

Modelo com pintura JPS do ATCC. O original nas duas primeiras fotos,
e o restaurado logo acima.

Lindo modelo restaurado que disputa o ADAC na Alemanha.

Outro modelo restaurado que corre em Portugal.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...