Por coincidência ontem eu também achei esse belíssimo Porsche 904 Carrera GTS com uma pintura parecida com a do Alfa do post anterior, prata com o bigode vermelho. O carro é muito lindo, não me lembro desse modelo que é original de 1964, mas esse #18 participa de eventos de clássicos, como o Monterey Historic do ano passado.
Após deixar a F1 no final de 1962, a Porsche voltou suas atenções novamente para a construção de carros esporte, e estrearam o 904 no temporada de 1964. Foi o primeiro carro da marca a utilizar fibra de vidro na carroceria, e a maioria tinha a cor prata por ser a cor oficial de corrida da Alemanha. Vale dizer também que os 904 marcaram o início do desenvolvimento de vários carros esporte que culminaram no lendário 917. O motor era um "Four-Cam Flat" 4 cilindros 2.0L com 198HP, considerado um dos motores 4 cilindros mais complexos de todos os tempos. E algumas poucas unidades chegaram a correr com um V8 2.0L de 225HP. Essa versão 4 cilindros tinha apenas 655kg, o que permitia uma aceleração de 0-100km/h em menos de 6 segundos e uma máxima de 260km/h.
O carro competiu em 1964 e 1965 no FIA GT, no Group 3, em Le Mans e no Rally, conseguindo resultados expressivos frente a concorrência de modelos bem mais fortes. Venceu o Targa Florio por dois anos, e terminou com cinco carros entre os doze primeiros em Le Mans na primeira participação e venceu na segunda, fora outras tantas vitórias no asfalto e na terra e títulos no SCCA. Ficou marcado por sua resistência e pela trajetória de sucesso, e é um dos Porsches mais bem sucedidos de todos os tempos.
Abaixo imagens de modelos originais da época.
No comments:
Post a Comment