Cobras andando em bando.
Estou para postar esse carro há um tempo, e hoje finalmente resolvi que é o dia. Esse é o Shelby Cobra Daytona Coupe, máquina lendária que levou os EUA ao topo do mundo das corridas de carros esporte em meados da década de 60.
Após o resultado ruim do Shelby Cobra Roadster em Le Mans em 1963, que terminou em 4º atrás das Ferraris GTO, Carrol Shelby autorizou o desenvolvimento de um novo modelo do Cobra com a carroceria fechada de forma a melhorar a aerodinâmica. O resultado foi um centro de gravidade mais baixo, muito menos arrasto e uma velocidade final 30Km/h maior. A estréia promissora do novo carro foi em 1964, e já na sua segunda corrida venceu as 12h de Sebring na categoria GT (4º na geral) superando as Ferraris. Imediatamente a Ford ofereceu suporte financeiro para o carro ir competir na Europa, pois eles estavam ansiosos para vencer em pistas internacionais. Nessa época também estavam no meio do desenvolvimento do GT40, após o fracasso em comprar a Ferrari.
Um outro Cobra Daytona foi construído para a temporada européia, o que incluía Le Mans. Ainda no fim de semana de testes o carro obteve o tempo mais rápido de sua categoria, anunciando o que vinha pela frente. Com Dan Gurney e Bob Bondurant dividindo a pilotagem, o carro venceu a categoria GT, chegando a frente de várias Ferraris. Por todo o restante da temporada o Cobra batalhou contra os carros da marca italiana, mas o título do campeonato, que seria decidido na última corrida, acabou com os italianos, pois a corrida foi cancelada e Ferrari estava alguns pontos a frente.
Para a temporada seguinte em 1965, mais quatro carros foram construídos, e a falta de apoio da Ferrari aos seus carros devido a recusa da FIA em homologar a 250LM como GT, permitiu que o Cobra Daytona vencesse quase todas as corridas do campeonato, e a equipe se tornasse o primeiro time americano a conquistar o título de equipes no Europen GT. Após esse feito o projeto do carro foi sendo deixado de lado e as atenções voltadas para o lendário Ford GT, cujo resultados todos já sabemos. O motor do Daytona era um Ford V8 4.7L com 385HP, e atualmente é um dos carros de corrida mais desejados do mundo. Sorte de quem tem um.
Interior caprichado.
Modelo da Highland Daytona Racing nos EUA, ficou demais.
* Atualizado
O Alysson (blog Meca News) informou que no início dessa década, junto com o GT40 e o Shelby Cobra, foi feita a releitura do Cobra Daytona, chamada de Shelby GR-1. Infelizmente o único que realmente vingou foi o Ford GT, mas pelo menos um conceito dos outros dois foi feito. Esse GR-1, se produzido, teria motor 6.4L V10 com 605HP, realmente uma pena não ter saído do conceito, pois sem dúvida daria trabalho pra muito carro esportivo europeu metido a besta. Abaixo, fotos do GR-1, belíssima releitura e ainda com pintura cromada.
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