![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_wIOoXwq-6Oz03hwJTaOrXqnDdtGtrc-0tuVaZ7M2VAaGxxl-Fk1N-oAALf5hZdhM1Ln4pNcbg7I6pUpuxAbyXfoN8jB7N3v4LdNO1fPvxIrwOb5VrbC9VUUzSuixNh84X5D5XQaZQ6e9/s400/audi+a1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJtKdodNjtNzaEV2QJvEW-UX7_BlGSLFJcTev8kHpmmvUnCZvpYurANF80Lu9tjtzlhWe_fmrWTMbKyunaFEMWI2vM-4EOBXIl9225CZjT7uetSVTm-XYMnZifzWOM9WJ6rsFPpXe2ItHE/s400/audi_quattro_1stgen_rally1_A1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8EwYDhfiMcynT_UUWkXaR500JaBu-C4PjORDyaXtf4OoeLii-IAFNlXnb5jMqKmeboIRdbouTurt3-HBqgw6KWg4aoZ5iHzPiSye4bHAaQ7ybYpqPtm82sxdrdJoPyw4agFeHA6wy3MSE/s400/A1_01sm.jpg)
Audi Quattro A1 em ação.
Essa série andava muito sumida, e nada melhor do que um clássico para retomá-la em grande estilo. Esses carros marcaram época no início da década de 80, e foram responsáveis pelo sucesso posterior da Audi nas pistas dos mais variados campeonatos e nas ruas. Como tem mais de um modelo, serão dois tópicos sobre esse assunto.
Antes de falar dos carros desse post é preciso contar um pouco da história de seu antecessor, o Audi Quattro, que não está presente aqui, mas foi um dos carros de rally mais importantes de todos os tempos por ser o primeiro a utilizar tração nas quatro rodas. Ele estreou no Grupo 4 em 1980, e em 1981 Michèle Mouton conquistou a primeira vitória de uma mulher em uma etapa do WRC. No ano seguinte os dois carros de Hannu Mikkola e Michèle Mouton venceram sete etapas do campeonato e deram o primeiro título de construtores a Audi. Sem dúvida a tração 4x4 estava fazendo diferença.
Em 1983 para se adaptar as novas regras do Grupo B a Audi lançou o Audi Quattro A1, que tinha um motor turbo de 5 cilindros com 2145cc e 340HP. O modelo vinha bem, mas sofreu algumas evoluções nessa mesma temporada, e surgiu então o "Audi Quattro A1 Evolution", ou Audi Quattro A2. O visual era bem parecido, incluíram umas tomadas de ar em alguns pontos do carro, e o motor de 5 cilindros turbo passou a ter 2110cc e 360HP. Foi nesse ano também que a Lancia lançou os promissores 037 para bater de frente com os Audis. O A2 ganhou o campeonato de pilotos com Hannu Mikkola, mas a fábrica italiana ficou com o de construtores.
O A2 ainda disputou e venceu algumas etapas da temporada de 1984, mas logo depois foi lançado o modelo Sport Quattro, que originou o S1. Mas isso já é assunto para o próximo post. Vale destacar a beleza desse Quattro A2 branco com a pintura da Audi, muito lindo, coloco no top five de beleza dos carros de rally.
Audi Quattro A2 em seu habitat natural.
No comments:
Post a Comment