![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZizla4DCr2J1WVzxnHATz2V0p20mJ80FklaSeLKVD2QPcSD-0DNQRSXwQdf6XPGAS1LdkYnJDqIxPwZYO38qclYrVG-ZgyuJ_8lnK8lLOWX4-xEa_pKFSJ1_cDVXXpZnOnuNXFVu8Y6p1/s400/79m-2.jpg)
Lotus 79 de Mario Andretti.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjY8fUNRDTPhN1XUDfw2TqVx20ZThJokoc1LGUlb7FirchWVRvvB5FM8AU4oE6dQJJLJ4Wb8YXfCMKXry8V_5C7LiujHS8g7sIKY4W7FenZkZUiTaRrjzL2PTIzOfuiozvEcrOkNGtdC37e/s400/Lotus+79.bmp)
Lotus 79 de Carlos Reutemann em 1979.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTMzq4BES3pdya8U_JYGXINy-JFVruLuktO1Druh5rh250f0AllOesvRNWBlcQEMua67s2Y7GA3yAK7I379Pmyare7pPG5cti-8UA63HEvShIBsdwQLMrKul_99UqdfYgSK25uacswtjz0/s400/marioglen79a.jpg)
GP do Canadá. Lotus 79 de M. Andretti atrás do Ensign N179 de M. Surer,
e a frente da Brabham BT49 de N. Piquet. Infos do Caranguejo.
Esse blog tem andado mais devagar que o carro da Hispania, mas é que estou passando por um momento com pouca inspiração e principalmente animação. Não sei porque, mas acho que deve ser normal, aos poucos vou movimentando o blog pois foto e assunto é o que não falta. E para re-iniciar os posts esse mês e dar continuidade as séries de pinturas famosas escolhi duas representantes do Martini Racing, só que com pinturas diferentes daquela branca, azul e vermelha mais comum, são elas a Lotus 80 e a Lotus 79. Vale lembrar também que antes de estampar sua marca nas Lotus, a Martini já tinha aparecido em outros F1, duas Brabhams, a BT44B com a pintura mais tradicional branca e a BT45B com uma bela pintura vermelha, ambas já mostradas nessa série.
No começo da temporada de 1978 a Lotus estreou o modelo 79 ainda com a famosa e bonita pintura preta e dourada da John Player Special, que depois deu lugar a esse british green com patrocínio da Martini e da Essex, o carro das primeiras fotos. É uma pintura bonita, prefiro a da JPS, mas há quem ache uma das mais bonitas dos anos 70. Enfim, esse carro foi o primeiro a explorar todo o conceito de "carro-asa", era quase imbatível devido a sua aderência superior ao dos adversários. Venceu oito das quinze etapas do ano e deu o único título da F1 de Mario Andretti, além do vice-campeonato póstumo de Ronnie Peterson.
Já no ano seguinte, a equipe estreou o modelo 80, teoricamente uma evolução do 79, mas que se revelou um dos maiores fracassos da F1. Foi criado para ser o carro-asa perfeito e até conquistou um terceiro lugar em sua corrida de estreia, mas depois disso se mostrou pouco competitivo e muito difícil de acertar, fez apenas mais três corridas e foi aposentado das pistas. Chapman apostou tanto no efeito-solo que o carro se tornou impraticável nas curvas, mesmo depois de instaladas asas. A equipe utilizou então o 79 no restante da temporada, mas já estava ultrapassado e não arrumaram mais nada. Ao menos o 80 serviu como ponto de partida para a pesquisa da suspensão eletrônica que foi paras as pistas alguns anos depois.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgb4-eLZ2EKrYw1aP4sB0-oxYEO6dST2BFUmwmFgagQvgZOu_0ohEnAIVlkbXN6jrTxt-Pjq6J6T-Y-e8amFArhukEmxWNF_ZRmqSL4Edv9CPk-8UH9MiIJg8zM0KehDL3P6IFLBjR_50mx/s400/Lotus+80.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij2XJxl80-1No9MdRL1zXq1ykiMae173Sda9IBCdgn_gk4eCsIDC_l3w63mlB6CRmU2yZjgNYbWPl3JvrIR6-UiDBxBrhB9LaCpQqhKlcWVARIwRrlPQyFP5O-FLX54Nde1z_wnv4uJuQB/s400/Lotus+80.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBuCMbGy2wNcxd8stPPVWXhsMEZlUME8yVYshL06Rqfryp4tiljo3pUfRUVueC34sWadbw5ScGPeXed-m0ccg3PhoZDtxKBsLXOl6ikkPn10YuV4Dj_z6RvwcBntvUGHqozkLF1ftLE8eH/s400/Lotus+80_1979_Mario+Andretti.png)
Mario Andretti na fracassada Lotus 80.
No comments:
Post a Comment