![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAcZJ24093a843qoLqnrp-rWFN3gPrQ2K0uw9a9ciGzeqDsyw1eAewvUJTaXChDTzR_qQwPrm7FoCHkIeWlQhIwFcXtNI5LndldQJSrtwhjE1oqxViVdl0dO2U55by_TzoMWY_i4N4Ybnt/s400/Chevron-B8-BMW_5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg37daLqyLPAi8FF4KbsTde4QKc3KdT85YsSYmMzYDW59w4CWRMAJRNVD935Oh6pkcCJhsHdZXMAROUWNVU2r5zdyUBkdTK2FzwSL4ANI1I3vcEA3dtA33iwASqOoe9EgkHigmoXXAV05Bf/s400/Chevron-B8-BMW_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY3jQ91ClDMyrROwIuI-LrPjqO1ju7_SNC0Iu5iE4F_liZqA0x_xHko9a6x1E-pKG5ZIJYZ6EsmEdz2iogItfqmXZefkTUKyfngsyhWiu3-G2Q7uP_I8zsIou-9hMbeRZIKy84_QhGkolG/s400/Chevron-B8-BMW_13.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgskjPDCzBzuXdEkSP_h7Q1gQmP3d5faZonu0JyRnWZpsRFKJDdczD2LsWqq3kw-4r7dOGKTCJmtdUHqrrVU0fQlvfIOKDrI6Fp6vu1OVIPqnXs4kEoqwflfGc8es3G73p70mazncWZz0pW/s400/4185695186_d0b932a443_b.jpg)
A década de 60 foi sem dúvida incrível para a história dos carros protótipos, e um dos veículos lançados nessa época foi esse simpático e bonito Chevron B8. Criado no final dos anos 60 pelo britânico Derek Bennett, construtor de carros e inventor da marca, o B8 foi uma evolução dos modelos anteriores visando participar do Group 4 da FIA na GT Class. Naquele tempo para ser homolagado nessa categoria um carro de corrida precisava de pelo menos 50 unidades produzidas, e embora tenha chegado apenas perto desse número, o B8 conseguiu o ok final considerando os modelos anteriores que já tinham sido produzidos e não catalogados e as peças em estoque para construir as unidades restantes.
Correu de 68 a 70 e utilizou vários modelos de motores, como Ford e BMW, conquistando vitórias importantes tanto no campeonato nacional como no internacional (venceu as 24H de Daytona), solidificando a reputação da marca como construtora de carros rápidos e duráveis. E por isso hoje é uma escolha bastante comum para disputar os eventos de históricos, conseguindo bater de frente com os GT40 e as Lolas T70. Aliás, a frente do carro me lembrou a T70 MKIII mostrada nesse post. Todos os modelos das fotos são show, mas se fosse pra escolher um ficaria com o #133 de bico vermelho aí de cima, que belo brinquedo.
*Atualizado
O amigo Rui Amaral (blog Hitória que Vivemos) mandou a imagem de uma reportagem da época em que o Chevron B8 corria, que faz um pequeno resumo dessa prova especificamente. E nessa reportagem estava essa imagem da largada onde vemos pelo menos três B8s, uma Lola T70 MKIII, uma Lotus Europa, um Porsche 907 e parece que uma Ferrari lá no canto (acrescentou o Rui), ótima imagem, valeu Rui!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0W8FJPBW9Ru9_0NHmhchQlUovkUH-_LVK6827ixVIFuXon-dq9awyNN7GP-8rzL8ftJvP2EWgU0-XSM_XeOJHcbbgtBWK1C2FithcyfpJPobdX1-uuaMJ41SrhAl1Bb_41XKAeOS532j_/s400/CroftG568_+www.ruiamaraljr.blogspot.com.jpg)
No comments:
Post a Comment