![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRks8MEABIBe1A6Dxju_2bfj2qXN3gSwEQtDcWWNT5-hBhnyfnChIPfLJOkbQOINWefmhZuu8W-GdrxuhpuFoRKuu464z7LbR43rpxVo0EcuD9SSagVqdbpzOcwGaedV9Kc-tBmeLwYv2Y/s400/Le+Mans+1979+Dome+Zero+RL+Ford+Cosworth+DFV.jpg)
E por falar em Dome, esse é o estranho e exótico Dome Zero RL, que disputou as 24H de Le Mans de 1979 e 1980. A marca Dome (em japonês "sonhos de crianças) foi criada em 1978 por Minoru Hayashi, naquela época um dos pioneiros em construção de carros de corrida no Japão. A idéia dele era construir um super carro de rua para rivalizar com a Ferrari e a Lamborghini, e então lançou o protótipo Dome Zero P1 e logo depois o P2, que até receberam elogios de revistas especializadas pelo design incomum.
Mas o japonês não estava satisfeito e queria que sua marca ganhasse fama internacional, e foi quando ele resolveu construir esse carro para correr na famosa prova em Le Mans. Espetaram um motor V8 Ford Cosworth DFV 3.3L com 480HP, e desenvolveram essa carroceria diferente, mas até que interessante. O carro estreou nas 6H de Silverstone como um aquecimento para Le Mans largando na terceira posição do grid com um dos melhores tempos do dia, mas durante a prova teve uma série de problemas e só conseguiu completar em 12º. Já em Le Mans, abandonou após 6 horas de corrida por problemas na injeção de combustível. Voltaram em 1980 com esperança de um resultado melhor, mas tiveram que se contentar com a última posição da corrida. Enfim, foi um fracasso total nas pistas e o projeto Dome Zero foi cancelado, mas a marca voltou várias outras vezes com outros carros. Infelizmente não encontrei fotos melhores desse carro mas com essas já dá pra ter uma idéia de como era.
No comments:
Post a Comment