![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhe4fcgbSs6k_s96BGT9vYrcvj1F9Uigz8hWTyGaUWqWLUt_f_spoM-kQB8Q-H0k_dYzu5uwKnhxX7zkbGhRb-4rEzRYDOFjZNadERO5XkNYiXdcH9h4bA4hoT5L1lrivytdiSDUEuqQUme/s400/vemp_0610_09_z+early_corvette_turbos+imsa_gtp_prototype.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5LIrxJ3QZh4ma12Xe9AqOQztBlFsezF5EkM-jOtXlQMR5ZLWoPzTGS_8aPzbh_QyursM8CA2VleE7VpPE1jq5hcqH07rrHCpclV82C2DZXgyg8hR9Ex85sSOqRolTQHQFDZhUB4YjjVQg/s400/corvette-gtp-06.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwmA8PTRxTYnc6zdFfQcHuwAvySDx6zDqkewNoJgP1M0eVgyYwmowu5QWYXXp9HOCnmDkX3mLHbHZlW2_qho3uqGIFgO2pcS5OH5aU8u8IXdT4BbNytleTQt9VqHD7QlVjCsGKeDx5WbNs/s400/Hendrick+Corvette+GTP.jpg)
Aí está o Corvette GTP, que disputou o IMSA GT no EUA de 1984 a 1989 na classe GTP, daí o nome. Era o carro oficial da General Motors desenvolvido junto com a Lola Cars International do Reino Unido, e apesar do nome, tinha muito pouco em comum mecanicamente com o Corvette original. Foi uma maneira da fábrica brigar nas pistas diretamente com seus concorrentes como Jaguar, Porsche, Nissan e Mazda.
De início a GM tinha dois motores a disposição, um V6 Turbocharged 3.4L e um V8 5.7L aspirado que seriam usados de acordo com cada pista. A aparência do carro era a do Corvette C4 na frente com um traseira alongada. Para temporada de 86 houveram algumas mudanças, como um novo chassi, o abandono do motor V8 e a modificação no motor V6 que passou a 3.0L. E em 88 a fábrica usou um V8 6.0l. Não parece ter obtido resultados convincentes.
No fim de 88 a GM resolveu abandonar o projeto, mas o carro continuou em 89 com uma equipe particular que teve que abandonar no meio da temporada devido a vários acidentes. E em 1990 o carro foi bastante modificado e inscrito nas 24H de Le Mans com um motor 10.2L V8 com 950HP por uma outra equipe, mas devido a problemas elétricos na qualificação não chegou nem a disputar a corrida, e marcou o fim do carro.
Ao todo foram sete carros diferentes sob o nome de Corvette GTP. Achei o modelo bem bonito, principalmente o preto e cinza das primeiras fotos, um visual esportivo e nervoso, como um bom Corvette deve ser.
No comments:
Post a Comment