Wednesday, January 27, 2010

Ford C100



Vou iniciar uma sequência de protótipos e o primeiro é o Ford C100, um dos protótipos mais bonitos que a Ford já fez, principalmente o modelo branco. Pelo que encontrei de informação, não teve muito sucesso nas pistas. Sua principal participação foi no ano de 1982 nas corridas de longa duração do Grupo C, mas também chegou a disputar provas em 81 e 83, só que de forma mais discreta.

A Ford alemã apostou nesse carro com motor Cosworth DFL V8 3.9L, mas acabou sendo uma decepção, mesmo nas mãos do famoso piloto Klaus Ludwig. Nas 24H de Le Mans de 82 os dois carros abandonaram com problemas elétricos, e em outras provas famosas só obtiveram resultados medianos ou não completaram a corrida.

A montadora abandonou o projeto no final da temporada de 82, e um carro foi vendido para uma equipe particular, e o outro ficou com a preparadora Zakspeed, que fez algumas modificações no carro e passou a chamá-lo de Ford C1/4 e depois C1/8, e chagou até a ganhar uma corrida.

Achei alguns modelos com pinturas e frentes diferentes, mas parece que os originais são os brancos com logo Ford e os laranjas da Jagermeister. Esse amarelo e verde não sei bem de quando é, mas deve ser um modelo reformado para eventos de exibição, e a pintura ficou bem maneira.

*Atualizado
O amigo Claudio Paes Leme passou uma informação interessante.O projeto inicial do belo C100 é de Len Bailey, que também participou do desenvolvimento de outros carros famosos como o GT40, o Gulf Mirage M6, o Ford 3L P368, o Emka Aston Martin, e ainda do Iso Rivolta e do Politoys FX3 de Frank Williams na F1. Um currículo de respeito, que não foi necessário para que o carro atingisse os resultados desejados.


No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...