![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhm9dBvRWDAaPDz5D8x4LJ0FVspKb5NpRi-aqFNTungbomQa98v5-weW-U2wbp8WIfMwtoEfDcGpECjuihlhTTp4O8EIPhyphenhyphenOjet6P5pDs8G1vcBA5TXaDwe273K8J8LAW1wHscbHCJ3sHK/s400/Mazda-RX-792P_1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUlmlUBceVG3EYEHuqSXmqrVOlK5fX4Suy84L44JfpSzIddzZIMQpAkwCzuTVfm9WoWbYVIOybX3ct5ObxUfjKYvAgeAIVNBIXOVH_ocIDerrzljtktV2aDEY6NF79zeNpwaO4R9Bd2vJJ/s400/Mazda-RX-792P_7.jpg)
Aí está mais um lindo protótipo Japonês, o Mazda RX 792P, construído para disputar o IMSA GT Championship na categoria GTP. Teve uma carreira curta, com apenas dois carros correndo em 1992, e logo depois a fábrica abandonou o projeto. O nome vem da combinação do nome do Mazda RX-7 de rua, com o ano em que correu (1992) e a letra "P" de "Protótipo", daí RX 792P.
Alguns fatores levaram a fábrica a investir nesse carro. A vitória em Le Mans em 91 com o Modelo 787B e a consequente proibição da Fia dos motores 4-rotor nessa competição, os bons resultados do RX-7 na classe GTO do IMSA, e o fato de que o IMSA ainda permitia a utilização dos motores rotativos. Assim o motor R26B 2.6L com 690HP foi para os EUA com os devidos ajustes para as corridas mais curtas e os circuitos menores. Ao todo foram construídos três carros.
Na primeira e na segunda corrida em que participou, o primeiro carro teve que abandonar pois pegou fogo devido ao contato do escapamento com a carroceria. Na terceira corrida, já com dois carros, os resultados não foram mais empolgantes, um acidente nos treinos e um 15º lugar. Já na quarta corrida os carros mostraram algum potencial, terminando em 3º e 4º lugares. Daí em diante alguns resultados medianos, outros melhores como um 2º lugar, mais algumas quebras e a decepcionante 6ª colocação no mundial de construtores.
No final da temporada vários acontecimentos influenciaram a descontinuação do projeto, como o anúncio da IMSA que após a temporada de 93 a categoria GTP seria substituída por outra com protótipos "open-cockpit", ou sem capota, fazendo com que o modelo RX 792P tivesse apenas mais um ano de corrida antes da fábrica ter que desenvolver outro carro novo. Mesmo assim a Mazda USA conseguiu uma verba, bem inferior a dos concorrentes, para participar da temporada de 93, só que a Mazda Corporation no Japão, que fornecia os motores, anunciou que estava saindo das corridas e descontinuando o programa experimental de motores, que incluía o 4-rotor. Sendo assim, com a verba e o carro mas sem o motor, foi o fim do belo RX 792P.
No comments:
Post a Comment