Wednesday, January 13, 2010

F1: Tyrrell 012

Logo acima, Danny Sulivan em Silverstone 1983.


O estranho aerofólio em "v" na primeira versão.


Estou para postar esse carro há um tempo porque achei a pintura legal, o contraste do verde escuro com preto e o patrocínio da Benetton me chamaram a atenção. Além de ser um carro bonito também. É a Tyrrell 012 que disputou a F1 pela famosa equipe inglesa em 1983. Na verdade o modelo também competiu em 84 e 85, mas sem o patrocínio da Benetton e com outras pinturas.

Estreou no final da temporada de 83 com um motor V8 Cosworth DFV aspirado, enquanto a maioria dos outros carros possuía motor turbo. Mesmo com essa desvantagem conseguiu uma honrosa sexta posição com Michelle Alboreto. Nas outras corridas dessa temporada o carro teve problemas mecânicos e não conseguiu pontuar. Destaque para o diferente e chamativo aerofólio traseiro do modelo de estreia do carro, que não durou mais do que um GP por não ter atingido os objetivos pretendidos.

Em 1984 (pintura preta) a equipe vinha conseguindo resultados razoáveis, mas foi suspensa da temporada pela FIA por terem achado irregularidades no carro.

Em 85 (pintura azul) eles voltaram, mas não conseguiram repetir os bons resultados do início da temporada anterior. No meio do ano a equipe abandonou o modelo 012 e estreou o 014 com motor Renault Turbo, que também decepcionou.

Hoje em dia dois modelos disputam campeonatos de históricos de F1 e parecem estar sendo mais bem sucedidos do que na sua época original.

Abaixo os modelos de 84 e 85, respectivamente.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...