![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFQDVVqOvXEG3Sh7HtuiPdEsj6BzXbfW8SgLsww_D3CFEO7z5WwUCbwk5wROAzW6qBsA7_ZTU8pR1m_0A9ln6fcsOzDvssB74gOsxD8kfS3lQx9dHj6gjiqLfPndmcd2PlWGd3_AAC4dUv/s400/20070821_McLaren+M8B_Laguna_Seca_Turn6_1969.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitqJ4ElLV_0izKcBQucAbkqzzm_Fxhb71ujHds1Il08mVz4g3ZOP6rMrnXDTq0YzaIpl2MtPvIbzEwaUFv7AEpxOEvBuUR9EaHNG8ItMk-0WIjdifQNR_mQvEi7qB9NMIsFmwjjWiPgaf2/s400/Mclaren+M8B.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOsu1PyGbTJny6u6MuN1sooVKGQwBK7J6NnasLRybvTGKOZuus_0LBe6QzgjsdIRItWFajA1tuqlm2DPcgRvHJTi2cZkr_4Gb6W7k5d4dLKpQrQEhLYBPfGeNpjI8vsvV-TZE_91r3-Vma/s400/Bruce+McLaren,+winner+of+the+1969+Labatt%27s+Blue+Can-Am+in+his+McLaren+M8B.jpg)
Esse incomum e belo protótipo laranja é o McLaren M8B, que disputou a Can-Am Series entre os anos de 1969 e 1971. É a evolução do M8A, vencedor do campeonato de 1968.
O M8B dominou a série em 69, ganhando todas as 11 corridas, levando o lendário Bruce McLaren ao segundo título, e seu companheiro de equipe, Dan Hulme, ao vice campeonato. O motor era um Chevrolet V8 8.1L com incríveis 800HP, que levava o carro a 315Km/h. Destaque para a asa traseira extremamente elevada que marcou o visual desse carro, e os adesivos discretos da Gulf, que pela discrição não qualificam ele para a série Gulf Racing aqui do blog. Também disputou as temporadas de 70 e 71, mas sem o mesmo sucesso, sendo que no último ano devido ao regulamento tiveram que abaixar a asa traseira (duas últimas fotos).
Nessa mesma época, Bruce McLaren também competia na F1 com o M7A, onde vinha obtendo resultados cada vez mais consistentes ao lado de Hulme, incluindo algumas vitórias. E em 1970, durante testes do M8D em Goodwood, Bruce sofreu o acidente que tirou sua vida aos 33 anos de idade. Mesmo assim, nesse trágico ano, a equipe conquistou o título na Can-Am com o M8D pilotado pelo Hulme.
Me chama atenção o laranja nos carros da McLaren dessa época, é a cor original da equipe, muito bonita por sinal. Muitos acharam que eles voltariam as origens esse ano na F1 após a Mercedes se tornar apenas fornecedora de motores, mas infelizmente eles mantiveram o prata.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj67jAFdVzg_C3JTjIGmU1hzc7lOHT0RvlIwqG-biEUNfx2DwDvQmFEicToz64SaRp4MEsjRN3tcZchbvo4_uzA3BzfRV8Iuq651i_q6kKDNyHExq-sf58tJlG7J0H4rOKeL-tGL3OaoB-M/s400/Oscar+Koveleski%27s+McLaren+M8B.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3rHNyzqBYRySgKKwg3X4fKRKBr7HEjUVzoCBwhWK5CUaKm3i8Zy_g1qGfLpPQoHf_DhgDTAo9HbH_yQP-zIpuCuwoWVLFCvpixroWRFUIUIL7-1omp7rU44ouHc7tYplmwH6iEYBA8aP0/s400/std_1971_mclaren_m-8-b_can-am.jpg)
No comments:
Post a Comment