Wednesday, April 14, 2010

Alpine A110





Aí está o famoso Alpine A110 que eu havia prometido. Um dos motivos que me lembrou esse carro foi ter visto um belo exemplar ao vivo no último fim de semana no evento de clássicos que teve no autódromo do Rio. Aliás tinha cada carro incrível lá , como Jaguar E-Type, Shelby Cobra, De Tomaso Pantera e por aí vai. Mas vamos ao pequeno notável das fotos.

O Alpine A110, também conhecido como Berlinetta, é a evolução do A108, e foi produzido pela fabricante francesa de 1961 a 1977, e assim como os outros carros da marca usava várias peças da Renault. Ganhou vários rallys na França no final dos anos 60, e no início dos anos 70 passaram a utilizar em corridas um motor Renault 16 TS com dois carburadores de corpo duplo weber 45 e 125HP, capaz de atingir 210Km/h.

Ficou famoso internacionalmente durante as temporadas de 70 a 72 com a participação no recém-criado Campeonato Internacional de Fabricantes, quando venceu vários eventos pela Europa, como o Rally de Monte Carlo em 71. De olho nesse sucesso a Renault concretizou a compra da Alpine e inscreveu o A110 no WRC (World Rally Championship) de 1973, que substituiu o Campeonato Internacional. O carro venceu a maioria das corridas e faturou o primeiro título mundial de construtores. Em 74 o Lancia Stratus foi lançado, construído especialmente para Rally, e vários carros incluindo o A110 se tornaram obsoletos. Ainda tentaram algumas modificações no carro, mas sem resultados positivos, e assim o A110 se aposentou, mas foi considerado um dos melhores carros de rally do seu tempo.

Diferentes modelos do A110 foram fabricados por outras montadoras ao redor do mundo. No Brasil por exemplo, devido a parceria da Willys Overland com a Renault, foi produzida uma versão do A108 com linhas do A110 e denominado Willys Interlagos. Vários pilotos famosos fizeram história com esse carro por aqui, mas isso é história pra um outro post.



No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...