Saturday, April 10, 2010

Ford 3L / P68


Conheci esse carro há um tempo atrás no blog do Joel (Sport Protótipos), e depois o Tohmé (Minis no Mundo) também mostrou a mini, é o Ford 3L, também conhecido como Ford P68, na minha opinião um dos protótipos mais bonitos da década de 60. Se fosse competir em um concurso de beleza, sem dúvida esse carro seria finalista, mas como no automobilismo o que mais importa são os resultados, nisso o 3L deixou muito a desejar, e olha que chegou a ser chamado de sucessor do GT40.

A história desse carro começa com a retirada oficial da Ford das competições de protótipos em 1967, após a FIA reduzir de 7 para 5 litros a motorização das máquinas, e então os dois principais construtores da época que corriam de Ford, John Wyer e Alan Mann seguiram caminhos diferentes. Wyer continuou a desenvolver o GT40 de 5 litros, e acabou conquistando Le Mans em 68 e 69. Já Mann resolveu desenvolver seu próprio protótipo de 3 litros, o 3L, daí o nome do carro, que foi lançado em 1968, e inicialmente foi chamado de P68.

O carro foi desenhado por Les Bailey, um dos mais famosos especialistas em aerodinâmica da época, e o motor era o recém lançado Cosworth DFV da F1, 3.0L com 420HP. Foram construídos três protótipos, eram extremamente rápidos, capazes de atingir 350Km/h, mas ao mesmo tempo muito instáveis em alta velocidade devido ao excesso de downforce nas rodas dianteiras, sendo que até John Surtees chegou a recusar pilotar o carro na época.

Estreou no BOAC 500, mas abandonou logo no começo, e depois participou de mais algumas provas, mas não completou nenhuma devido a problemas mecânicos ou acidentes. Sua maior conquista foi a pole position de Frank Gardner nos 1.000 km de Spa, mas também não completou essa corrida. Enfim, o carro foi um grande fracasso apesar do enorme potencial que tinha, e se tivessem um apoio maior da Ford sem dúvida seriam um grande adversário para as Ferraris e Porsches da época, com um motor que depois veio a ser um dos maiores vencedores da F1.

As fotos acima são dos carros da época, e abaixo lindos modelos restaurados em eventos de históricos.


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