Thursday, April 29, 2010

Grupo B: R5 Maxi Turbo


Demorou um tempo, mas finalmente chegou a hora do segundo post da série Grupo B. E após muitos votos e sugestões, o escolhido da vez foi o belo e rápido R5 Maxi Turbo, uma versão modificada do R5 Turbo. Mas os fãs dos outros carros da categoria não se preocupem pois todos vão aparecer aqui em breve.

O R5 começou a ser desenvolvido em meados da década de 70, em paralelo aos bons resultados que a fábrica vinha obtendo na Fórmula 1. A ideia era construir um carro para disputar Rallys internacionais, o que significava ter que construir também pelo menos 400 unidades para fins comerciais, mas no fim das contas as duas versões não compartilhavam quase nada. O motor utilizado no modelo que disputou o Grupo B era uma versão mais "mansa" do RE20 da F1 com 4 cilindros em linha e uma turbina, ao invés do V6 bi-turbo do F1. Gerava aproximados 350HP contra 500HP do monoposto, e ficava instalado atrás do piloto.

O carro tinha um comportamento bastante estável, uma direção rápida e precisa e uma aderência fora do normal, que foi muito aclamada na época. A tração era traseira ao contrário de muitos concorrentes da época que possuíam tração 4x4, mas isso só era desvantagem em provas na terra, porque nas corridas no asfalto ele andava no mesmo ritmo dos outros. Venceu o Rally de Monte Carlo de 1981 na sua primeira participação no WRC, e o Tour de Corse de 82 e 85, sem contar inúmeras vitórias no campeonato francês. Um verdadeiro foguetinho, e muito maneiro com essa pintura clássica da Renault.


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