Sunday, June 13, 2010

Cadillac Northstar LMP




Último modelo, ano 2002.

Era pra ter postado antes mas fiquei vendo a F1 e depois saí e só voltei agora, mas enfim, não faço mais previsão sobre corridas aqui tão cedo depois dessas 24H de Le Mans. A Audi não só beliscou o pódio como ficou logo com os três lugares disponíveis, mostrando para a Peugeot que em corridas de 24 horas a durabilidade do equipamento vale mais do que a velocidade. Fiquei com pena da Peugeot, sem dúvida tinham os carros mais rápidos, mas agora é juntar os cacos e pensar no ano que vem.


E ainda no tema Le Mans aproveito para mostrar esse que na minha opinião é um dos protótipos mais bonitos desde que lançaram essas categorias LMP, o Cadillac Northstar LMP. Foi lançado pela Cadillac (que pertence a GM) no ano 2000 e representou o retorno da marca as 24H de Le Mans após cinquenta anos, uma vez que eles haviam participado na edição de 1950. O chassi foi encomendado a Riley & Scott e o motor, que dá nome ao carro, era um Northstar V8 4.0L com 600HP. Para melhorar a preparação do carro visando Le Mans a GM montou duas equipes que disputariam dois campeonatos diferentes, a de fábrica Team Cadillac comandada pela Riley & Scott correria na ALMS nos EUA com dois carros, e a francesa Team Dams correria no Sports Racing World Cup na Europa com três carros.


Mas tanta preparação, tanto investimento e tantos carros não foram suficientes para chegar nem perto dos resultados pretendidos para o ano de estréia. Ambos os times não conseguiram resultados melhores que a quinta posição em várias corridas que disputaram nos dois campeonatos. E em Le Mans embora três carros tenham terminado, as posições 19º, 21º e 22º não foram muito animadoras.


Em 2001 apenas dois carros do Team Dams participaram em Le Mans, sendo que a oitava posição no grid de largada, a frente do Bentley Speed 8, foi bastante comemorada pela equipe. Um dos carros abandonou após um acidente no início e o outro melhorou o resultado do ano anterior, mas terminou em um frustrante 15º. O Team Cadillac só disputou a segunda parte da temporada da ALMS, depois da corrida de Le Mans, e obteve bons resultados com os dois carros terminando na quarta colocação geral do campeonato.


Em 2002 o motor Northstar foi atualizado e apenas o Team Cadillac continuou com o projeto. A prioridade continuava sendo Le Mans e a preparação seria através de testes particulares e a disputa apenas das 12H de Sebring, que foi péssima com um carro abandonando e o outro terminando em 31º. Em Le Mans os carros largaram em oitavo e décimo, andaram quase o tempo todo no top ten, e conquistaram os melhores resultados do programa ao terminaram a corrida na 9ª e 12ª posições. Ao voltar para os EUA o carro ainda disputou o restante da ALMS fazendo excelentes corridas e finalizando o campeonato em quinto.


E assim, no final da temporada de 2002 a GM resolveu encerrar a trajetória do Cadillac LMP nas pistas. O projeto foi descontinuado pois a marca acreditou que já tinha chegado até onde o carro poderia ir, e resolveu investir no Corvette, que convenhamos realmente deu bem mais certo, mas acho que os protótipos mereciam melhor sorte. Nas fotos acima está o último modelo do carro, e o que eu acho um dos mais bonitos dos LMPs, e abaixo o primeiro modelo lançado, que não é tão bonito assim, mas melhor do que muitos outros que já passaram por lá.


*Atualizado
O Alysson achou esse carro a venda no eBay, aqui. Quem estiver interessado é só desenbolsar a módica quantia de $355.000 que leva pra casa, mas não inclui garantia de caixa e motor e muito menos revisões...



Primeiro modelo, ano 2000.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...