Tuesday, June 15, 2010

Ferrari 512M

1971, 500km de Imola, Merzario.

1971, Nurburgring, Herbert Muller.

1972, Michael Parkes em Riverside. Scuderia Filipinetti's 512F.

1971.

Foto recente em evento de históricos.

E finalmente o carro que estou para postar há alguns dias e não vinha conseguindo, a belíssima Ferrari 512M. A história desse carro se inicia após o fracasso da versão 512S, criada as pressas pela fábrica no final da década de 60, em combater o domínio dos Porsches 917 no campeonato mundial de marcas, mas falarei do modelo S um outro dia. Como os resultados da S não foram os esperados, a Ferrari preparou uma nova versão no fim de 1970, a 512M - M de Modificata - com um motor mais potente e uma carroceria redesenhada, sendo a traseira semelhante a do seu maior rival, o que diminuiu bem o peso total. O motor, que dava nome ao carro, era um 5.0L V12 com 610HP.

Esse novo modelo era muito promissor, e estreou com a dupla Ickx/Giunti já tomando a pole dos Porsches, mas abandonado com problemas mecânicos. Na corrida seguinte eles fizeram a pole novamente, e conquistaram a tão desejada vitória contra os Porsches. Era de se esperar então que o carro representaria a volta definitiva das vitórias para a marca no campeonato, mas Enzo Ferrari preferiu voltar as atenções para o protótipo 312 PB, que acabou dominando o início dos anos 70.

E assim a 512M continuou correndo apenas por equipes privadas que não tiveram como continuar com o desenvolvimento no mesmo nível dos Porsches. Mesmo assim o carro conseguiu alguns bons resultados com essas equipes particulares em campeonatos variados, mas nunca representou a força que poderia ser. A mais famosa é a bela versão da Penske com a pintura azul e amarela da Sunoco, que foi pilotada por Mark Donohue. No fim das contas a 512M teve um tempo curto de vida e uma história bem abaixo do que poderia ter tido, mas valeu por ser uma dos mais belos protótipos da fábrica e nos proporcionar imagens com essas.

*Atualizado
O amigo Lorenzo informou que a #13 é uma Ferrari 512F, e não M, e pertencia a Scuderia Filipinetti's. De diferente eu reparei nas janelas laterais e no fato de não ter farol.

Donohue e a bela Ferrari #6.

Daytona 1971, Donohue.

Ferrari Sunoco em 2004 no Le Mans Classic.

1000km BOAC em Brands Hatch 1971, Escuderia Montjuich.

Escuderia Montjuich no Modena Motorsport Trackday em 2009.

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