![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggVtaK-H06kEKs0YGXFmLuhycud480xoorBiaNg7Jzf02r8CcRtNcMuhpNrplOktyLyt7NqKufZ9-dRYKMi-QE23k_9SA48TNJbhpjary-OfD8-EqwPIfuOjZzVb76k9lerL3uoymkMqKI/s400/1971-Imola500km-512M-Merzario_Manfr.jpg)
1971, 500km de Imola, Merzario.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZmXrWfsjnlaNdEWCktJWcCT0-5oiy_tcwCggpvH7d_eDgZ89B3BzKg_fMT0R3oLVHwVg4cZMY8S8XdSsWOksdZKsrKIqpLk2lIkU4i0Xsxl7IvsVOmRiIt9LnmCW0A4hP-9mcnFwFyUDk/s400/Ferrari_512M2C_1971.jpg)
1971, Nurburgring, Herbert Muller.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBgbkq4LJHg03S-JekkuJ_RivYkhqJgBkNBmrFAYYNecd0iA7_S-vCgd_EfQx8bUN4_Iu2q8tgvuHmDWV1IzREj2URQ5lV248wDoWdwuyDYqOS6fo3hoiWuVlSnzux9xqSYV5yV0K47Qi7/s400/michael-parkes-at-riverside-raceway-ferrari-512m-1972.jpg)
1972, Michael Parkes em Riverside. Scuderia Filipinetti's 512F.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbbKpdVquEYrZ51hJERcyx4vhfRPTAq26Q25PNNsh8xMwOP9-MF_0DUio36WYFh4t4CDu2Ii230nsLqnx0QdRNR69MXQuIBTKKxApc_a4sfqxYCY3bnuY2VdioeIgjOUWPWpvn-bkPWOe8/s400/070209_ferrari-512M_1.jpg)
1971.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPbagqa2wOL8DmDvh9yiLfZs6zxU7VFnSuDNMXj7gP14KG0l2mMGiwORvqoZ_kxjNBqaJAjNcIYWthKlniOgqv9d_kVatXnjUJKe1sZsAOhOhoqdj04gPrGc5m1vgNJTgC0PvG7TaoJQZe/s400/Ferrari+512M.jpg)
Foto recente em evento de históricos.
E finalmente o carro que estou para postar há alguns dias e não vinha conseguindo, a belíssima Ferrari 512M. A história desse carro se inicia após o fracasso da versão 512S, criada as pressas pela fábrica no final da década de 60, em combater o domínio dos Porsches 917 no campeonato mundial de marcas, mas falarei do modelo S um outro dia. Como os resultados da S não foram os esperados, a Ferrari preparou uma nova versão no fim de 1970, a 512M - M de Modificata - com um motor mais potente e uma carroceria redesenhada, sendo a traseira semelhante a do seu maior rival, o que diminuiu bem o peso total. O motor, que dava nome ao carro, era um 5.0L V12 com 610HP.
Esse novo modelo era muito promissor, e estreou com a dupla Ickx/Giunti já tomando a pole dos Porsches, mas abandonado com problemas mecânicos. Na corrida seguinte eles fizeram a pole novamente, e conquistaram a tão desejada vitória contra os Porsches. Era de se esperar então que o carro representaria a volta definitiva das vitórias para a marca no campeonato, mas Enzo Ferrari preferiu voltar as atenções para o protótipo 312 PB, que acabou dominando o início dos anos 70.
E assim a 512M continuou correndo apenas por equipes privadas que não tiveram como continuar com o desenvolvimento no mesmo nível dos Porsches. Mesmo assim o carro conseguiu alguns bons resultados com essas equipes particulares em campeonatos variados, mas nunca representou a força que poderia ser. A mais famosa é a bela versão da Penske com a pintura azul e amarela da Sunoco, que foi pilotada por Mark Donohue. No fim das contas a 512M teve um tempo curto de vida e uma história bem abaixo do que poderia ter tido, mas valeu por ser uma dos mais belos protótipos da fábrica e nos proporcionar imagens com essas.
*Atualizado
O amigo Lorenzo informou que a #13 é uma Ferrari 512F, e não M, e pertencia a Scuderia Filipinetti's. De diferente eu reparei nas janelas laterais e no fato de não ter farol.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6ZkLQtqUkzSA-jT_Qq-AQN3bJwcLnrMTrB1fLGSs6C4i5oK-_ZxOCzZMVPXC9OL2ouYF6izaiZxXMmOnc4NwpmrXsy3PZgeAUXb2RjKPf09FUeE33n_85R-fEY44kgOMhYlHvBfoSwgsl/s400/070209_ferrari-512M_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxS8e1-CQ_XBAEC_oN2p-3dsVRLbPi_W0trvtIxUjWMweQySZTaoT3QIn5fnDBYMiqj55S0j354Y8-STgDaWZSOEiBEhvHOgxhQdx0Xe85meBtqLACR-GclryZcjD0yPiA0IY7wIatOtCt/s400/donohue+ferrari+512+m+cartolina.jpg)
Donohue e a bela Ferrari #6.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8Pe7la0A9vWPIwENnRv_X5TfedyPYMgnoMdhPP0ICyQFaqtB4_9oqBaKROCMQzrZhfqiOv_1HuXRn6Q3rKLuXb8YVrTbT45fwNzyyJEwiC7A-8TykK_QRczSC9FX4-zeBf9KlhR83HQp-/s400/Penske+Sunoco+Ferrari+512M_Daytona+1971.jpg)
Daytona 1971, Donohue.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjz0ZM18ZtgR6aRelEcmXh0akR-96518vJgGavOIcjOYRgLGqo8MkBacFn4LZJE8D3yO5Lrq9gsoTMaRT-py1LsAAeWFfPJy-3ISbNrmnppXqprBi9KB3TDgWZpF3G3-GUSbydVRxJA48Y_/s400/Ferrari-512-M_2.jpg)
Ferrari Sunoco em 2004 no Le Mans Classic.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-Qvw0v8uQpBkDrX9oDAAmMHJlmh_tBR5K89PUHXcfaRChfy_gK-N9SjKBqwdvftSYf7cmzjZv_BrpVWL8hT-Opfu5qL3R9WBSYJyFPooRwj-OQ7i93DFUjVwVwooHgpszwTooLbDJRhNI/s400/1000+Km+BOAC+Brands+Hatch+1971_Ferrari+512+M+Escuder%C3%ADa+Montjuich.jpg)
1000km BOAC em Brands Hatch 1971, Escuderia Montjuich.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgr0AM6Pnkbzx3qiaaRFdcDhCylLrjp4mNQcrrEIc-QB__rxPqqMfMfYDjF81E8YtlhpaHg2Zyb7S8XgKyPg7rSM-ZoADxAliMxIxkm9dTGfP2Im8BpisVzVvD6Qb7uF5y2qO31tgJYVNqX/s400/was-faellt-auf-a20578815.jpg)
Escuderia Montjuich no Modena Motorsport Trackday em 2009.
No comments:
Post a Comment