![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsdnq2jw4HRA9MaxNMeG8tWCriCEyaR8y0NZtBduh8W6rBYASeXRtnO9IpUkc1znePCHml4rAFwlzfLEhetpBPHlznqBBsN2HxLAg9dtXpXl76VgYCRpyysM65czt-2ZqEUS4mG5PCsz5p/s400/lancia037acropolis19835to4wf.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7X4nVKYAJsM2QuZ15IjI225s0SQqP4Q-0IIO2uoCwvZuajgCCrCXcr63P4hyGKP8B9FQGEa_GEI_-Df0eLgzpdELwTunzuqXbqnKN-m_pGgsGa3girzEzgKuBDzMIrE5cSQ3Fxg_hghAN/s400/1554031326_70e1251f22_o.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGEViwC6Ao99kiGHn7Q3qRBDb9yj75h8OMJOBpIF5pdnakJWnsJMRsNx6QBC37D2jB3eeZcrxWQVKgpuijq71LS7zEZTM2gKBKeNjot9MOQQ9DruhTY8stQr0Y6oFI5FXhQJEOcAWPzBvo/s400/Lancia+037+Rally_.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzuu-LKh-JXvLbjN0mnWpN2AJSSlRkyH2jUybmRmqdYxobmlyqDX2jSz6i6ORjQvuAW0m7YpnbNCFos81AHVQgcqHSBXmFf5JrBG_LzAPSAJC1KZqv40ogR6Wzwr6ufovBS4LH0g4ZMBK3/s400/lancia037gz4.jpg)
Esse era o carro que eu ia postar aproveitando os vídeos do Grupo B, o Lancia 037, na minha opinião um dos carros mais bonitos daquela época. Estreiou na temporada de 1982, e para isso 200 unidades de modelos de rua tiveram que ser produzidas, e imagino que hoje custem uma boa grana. Esse primeiro ano foi marcado por muitos abandonos devido a quebras, mas também várias vitórias mostrando o potencial do carro. E aí em 1983, mesmo contando com a forte concorrência dos Audis Quattro, o 037 conquistou o campeonato mundial de marcas com os pilotos Markku Alén, Attilio Bettega e Walter Rohrl, deixando seu nome na história.
Para a defesa do título em 84 a Lancia atualizou o carro e aumentou a potência do motor, mas não foi o suficiente para combater os Audis Quattro e sua tração diferenciada, que levaram os títulos daquele ano. Em 1985, no último ano da participação oficial da Lancia com o 037 da Martini, os Peugeots 205 T16 também auxiliados pela tração 4WD levaram a taça, e deixaram a Lancia a ver navios mais uma vez. Já para a temporada seguinte eles vieram com o poderoso Lancia Delta S4, e seu motor turbocharger supercharger e tração 4WD, mas falo dele um outro dia.
A primeira versão do 037 tinha um motor 4 cilindros 2.0L com 300HP, e o segundo modelo um 2,1L com 325HP. Nesse post estão fotos apenas do modelo com a bela e marcante pintura da Martini, a mais conhecida mesmo, mas houveram outros 037 com pinturas diferentes que postarei a seguir.
A famosa tomada aérea de todo carro de rally que se preze.
No comments:
Post a Comment