![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR5UoHfPmMiJHWSoXbZVSmSIiIgLjtn3vqGVTVFPE7sewonAXBCtDOX_ak4S0ixyq3G1MkBUqKzWQSfx62A3AMY4mFw2MNZFBENLq_u6VKlqlL-WSZir8hwoMt9i41fXc8AFLYIycsLeSh/s400/Alpine+Renault+A220.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5ktkOnumUJ0hn9ImCXTK-p6lb8BZk2GbFONtZw-MeniMMhhqMYt13hhmG-IDx8zIdiQ2FNirRqw2lI9KiTv1Qb_FFpxble1T4XgEOwUfM7umYfTrv70BHay0cctJmbsJ8mwW__NumyVhb/s400/Alpine+Renault+A220_3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYEAm4XmBIxTEY72mnL9gqSFhhdeVySjczKsQsk-C0O6xn-u4wcLZg9cJ1W61Ja_SBf-IDHfyfPswjk6wZvx_byh-I4lTqB1Qdx7FcYhQv6_1XAGw8FQH_rR5pTMbAh6qnWXSis06o0nl7/s400/Alpine+A220+1968.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmS807mncy0I_204CH0Sj_xpf4Uu_iOXs4BEzO3eJsLqE7KI7U_xusIH_jg2cpKnu6IZ2BQQEX8UjF777LSo81Zx6noA1Gn5HehqlZLhGnwRvXEv4y6IXGDy1HqqEtKsEqPozBBz4ZuTfA/s400/Renault+Alpine+A220..jpg)
Esse é o Alpine Renault A220, belo protótipo que disputou as 24H de Le Mans em 1968 e 69. Com a mudança no regulamento de 68 na categoria de protótipos, que limitou os motores a 3.0L, as Ferraris e Fords da época ficaram obsoletos, e a Alpine que contava com o apoio financeiro da montadora francesa e a Gordini no fornecimento de motores, resolveu apostar do desenvolvimento desse carro.
Como o maior motor de corrida da Gordini era 1.5L, a solução foi juntar dois propulsores desses de 4 cilindros, criando um V8 3.0L com 310HP, que era capaz de atingir 330Km/h.
Foram inscritos quatro A220 nas 24H de Le Mans de 68, mas só um terminou, em 8º lugar. E em 69, nenhum dos três carros inscritos conseguiu terminar a corrida. As poucas vitórias que o carro conseguiu foram em corridas de menor importância na França.
Nas fotos acima modelos restaurados na Le Mans Classic de 2004, e abaixo os carros em Le Mans no fim da década de 60. E segundo informação do Interdomin, o #28 foi pilotado pelos franceses Henri Grandsrise e Gérard Larrousse.
No comments:
Post a Comment