![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgd3ZY4y-IwHpMEY8HuoV0rYT3PVngFvCVSpXCxCmFj_ET9jp_z7w9Hyvo1h93GFhVYpMEEgMURxFPPWrYfm_xBxRdW4mxexIYNwkSPLd4V8KWMm2lKHHrrZoFaPV4VWRrsB2OWc8Kaasv/s400/Momo+Ferrari+333SP.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikQepg0xmf3KsmBQTIJ8sawkk47l_SwD6ja2cPXZzg0z2Xx4DIWVfG6PmdN8DAy6UC3M-7epygcvCIuoGga6ZmcnS2Vd9tPS0Tv-uG4QJLIMIaDtdYsnH0UEiAoQmOYyoFtYb69DDJW5GG/s400/333ferrari3gy0.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlPNil_Jt-KdoJk9ERkqtvbCmAG0Y7PMuAeUgULKTr98q0soL4XCScsAt0oL1Oo5EGJpA9TonYw6E4TiGicNKG3KKh3MFrZZQqUbK9id77BisXI88kFVraysfoky-iSRPUGywzlOWPogyO/s400/ferrari-333-lemans-1998-lrg.jpg)
O carro de hoje é a Ferrari 333SP, um protótipo construído pela fábrica italiana para disputar a categoria WSC (World Sports Car, que substituiu a GTP) do IMSA, campeonato norte americano que já vimos aqui outras vezes. Vale ressaltar que esse carro marcou o retorno oficial da Ferrari a esse tipo de corrida após 20 anos de ausência. Eles contrataram a Dallara para desenvolver o chassi, enquanto se dedicavam ao motor, uma versão do V12 utilizado na Ferrari F92A da F1, 4.1L com aproximados 600HP. Eram quatro carros para três equipes, sendo uma delas a MOMO Sports, onde o dono da empresa era um dos pilotos.
O carro estreou vencendo a terceira etapa do IMSA GT de 1994, e na etapa seguinte conquistou as três primeiras posições da corrida. Até o fim dessa temporada venceu mais três vezes, mas não foi o suficiente para conquistar o título (que ficou com um Oldsmobile) devido a ausência nas três primeiras corridas. Em 1995 veio a vingança e a 333SP ganhou o campeonato de marcas e de pilotos. Nesse ano também estreou nas 24H de Le Mans, mas sem obter grandes resultados, sendo o melhor um sexto lugar. Em 96 e 97 o carro continuava competitivo, venceu várias corridas, mas tiveram que se contentar com dois vice campeonatos.
Em 1998, uma equipe particular deu uma atualizada no carro e foi experimentar novos ares no ISRS (Internacional Sports Racing Series), mais tarde chamado de Fia GT. Ganharam todas as corridas e conquistaram as duas primeiras posições do campeonato. Também venceram o ISRS nos dois anos seguintes. Em 99, resolveram ir para a Europa, já que não tinham muita chance na recém-criada ALMS dominada pela Audi e a BMW, mas não conseguiram muitos resultados. Com o carro ficando cada vez mais desatualizado, foi sumindo aos poucos das corridas internacionais, passou a utilizar motor Judd por conta dos custos, e fez mais algumas aparições esporádicas, sendo a última em 2003.
Gostei do visual do carro, muito bonito, e a pintura da MOMO é show. Difícil ver um protótipo da Ferrari nesse estilo, talvez esse seja o único, e foi vencedor, conquistou muita coisa e é considerado por muitos um dos melhores protótipos de todos os tempos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMDc5JCRIQZug8pRAHW5fFrmVABYhkVUCJtlT6UjRd0zmN6uFc51zGkUeNuFRFBguz7Ev553hb-EATcDrwV0iCtycDi1UPiF4OGWteFSH3lTW6NXd_TT5tKVJgWSN0gSyzLxHCmkvc-5Ih/s400/Ferrari+333+SP.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglIV1hMZBnh75pxDlwUnNcPauKDHYNItWu23ftANUc05yOB8FU5RTC8M5hv0c9j7MdkS7qFiffqwRXVY9vbPOuecGqkIsdaeWdIVnKFoEakErZ4DOEfvMWarZLuAM1Y7lJD36ddV3mlEPT/s400/modenatrackdays_2009_262.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_zNr30wSLiS4TS9lazyQOP2qBX8h6PTuMJmHQA3By_MuB0R7t6afd_w9rBFZMG3S8QJzbaz1NkcBAbaNG2f5ife5eKg1yMIOoH2BdKMaV0fP_w113QlJaqmRCRNzu9mXs6nHQoQv2d-4U/s400/modenatrackdays_2009_248.jpg)
No comments:
Post a Comment