Dobradinha em Le Mans em 1968.
Estou para postar esse carro há muito tempo, mas não sei bem porque estava postergando. É um dos mais incríveis e belos carros de corrida de todos os tempos, o Ford GT40. Alguns vão reparar que o mais famoso com a pintura da Gulf não está aqui, mas já está separado para a série Gulf Racing que virá a seguir, assim como boas fotos de pit stop. Esse carro dá muito o que falar, enfim, vamos a história.
No início da década de 60 a Ferrari dominava as 24H de Le Mans, na época o símbolo máximo de resistência e performance de um automóvel, e a Ford queria de qualquer forma obter a vitória nessa corrida. Chegaram até a tentar em vão comprar a fábrica italiana, quando enfim resolveram construir um novo carro, e o resultado foi essa máquina extraordinária. A base do projeto foi o Lola MK6, mas o GT40 saiu com linhas mais agressivas e elegantes, extremamente baixo, tornando o carro inconfundível.
Após uma estreia desastrosa em 1964, a Ford precisou de mais um ano para desenvolver um carro competitivo e confiável. Assim nasceu o MKI, e logo depois o MKII (na verdade os dois são parecidos), as versões mais conhecidas e aclamadas do GT40. A versão MKIII foi destinada apenas as ruas, e a MKIV, a mais potente de todas, redesenhada por Carrol Shelby venceu Le Mans em 1967. Muito linda por sinal, vou postar depois.
O GT40 teve uma carreira longa de sucesso, e o mais importante, cumpriu seu objetivo inicial de vencer as 24H de Le Mans. Aliás, conquistou esse título por quatro anos seguidos, de 1966 a 1969, sem falar das vitórias em outras corridas importantes como as 24H de Daytona e Sebring. Vale destacar que em 66 o título foi do MKII, em 67 do MKIV e em 68 e 69 do MKI.
Em 66 em Le Mans, três GT40 terminaram nas primeiras posições, e no último ano, em 69, protagonizou uma das corridas mais emocionantes de todos os tempos, com a vitória decidida nos últimos metros, consagrando e eternizando o carro. O primeiro MKI tinha um motor 4.7 V8, e o MKII um V8 7.0L com 485HP.
A história dessa carro é enorme e tentei dar uma resumida, se alguém tiver alguma coisa para acrescentar é só falar que atualizo aqui.
GT40 MKI em Nurburgring 1969
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