Friday, October 1, 2010

Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione



Pintura original da vencedora de Le Mans de 1973.

Para começar o mês escolhi esse diferente exemplar da marca italiana que eu não conhecia, a Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione, um nome que por si só já assusta. Pois bem, no início da década de 70 a 365 GTB/4 Daytona era um dos carros de rua mais rápidos que existia, e até então a fábrica não tinha feito uma versão de corrida dele. Foi aí que algumas equipes privadas resolveram pegar essas versões de rua e preparar para as pistas por conta própria.

Uma dessas equipes, a americana NART, fez cinco conversões de Daytonas de rua para as pistas que se saíram muito bem. Dessa forma a fábrica resolveu investir no projeto e construir suas próprias versões de corrida da Daytona, acrescentando então o sobrenome Competizione. Entre 1971 e 1973 três séries de cinco carros foram construídas, sendo o motor a maior diferença entre elas. Mas a versão principal utilizava um motor V12 4.4L com 450HP.

Embora os carros fossem construídos em Maranello, a equipe oficial da fábrica não chegou a correr com eles. Quem mais utilizou esses modelos foi a equipe Pozzi da França e a NART dos EUA, que competiram com as Daytonas em diversos campeonatos GT pelo mundo, onde o carro provou ser muito rápido e confiável. A Pozzi foi a mais bem sucedida, sendo os principais resultados as primeiras posições na sua categoria nas 24H de Le Mans de 72, 73 e 74.

Eu achei essa Ferrari bem diferente, principalmente a dianteira com seu incomum esquema de faróis que me lembra os carros japoneses, mas não deixa de ser bonita e ter um estilo interessante.

*Atualizado
Os amigos Rui Amaral e Rafael Oliveira informaram mais detalhes sobre a NART - North American Racing Team - de Luigi Chinetti, representante oficial da Ferrari nos EUA que utilizou os carros da marca para correr por diversos anos. Chegaram a inscrever carros oficiais em algumas etapas da F1 de 1964, devido a desentendimentos do Commendatore com o Automóvel Clube da Itália. Inclusive o modelo 158 azul que deu o título a John Surtees nesse ano era inscrito pela NART.



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