![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpK-qVBo1WtgduSE2EZP1h-hhI90I2BMv3NdZksmkVPZNlfrG5gyf-IuOA-9quUYBY_6McxH0Uv0RbTHQfMkeou0-plvsVUtgXHsxX9YxOeUSWkfKt8C5HtHhVRV8c3FapOg0rHh7aSvHj/s400/Lister-Storm-GT-10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNOgCuMFUAT2Q5BC2huQIq0njMFZ8Ln3B_hubig_cKFm4owhtS3ldh28yu9sy0GvHSP4iIFTgJkm8G5hekNJ1f0qMeNNnLar7EfB6ZnIl8xieFz5caxEBpj43lRnG7W-KbNb8xBonPPGqq/s400/00_Magny_Lister_Storm_01.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvqCVUsTO_y7vRFHFWTyUOL56nzyKU8QmXOg1Y3N2BIE1GvuZB9DO3Bz-a4trKNzRLVFibR6C_9G5qFgMJqtYJz1S8oF0ZO8wN8eDalVRpL_gpZncJ_hJUC57TIIBUiKL4Ae6-Vz-7jS6m/s400/Lister-Storm-GT-02.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHLjFliZWRZriTZKFwUdeARdDe1GQCMrVkrGTb4LyAIWsRXmLcuWlBstKWJ9LlsR1i8sJpKhQU6ydgU3gRNhS9QhufVDw-IpQ9TnvWcO29k2h2vy-O0nuHmIb7rsplivWUDUicbRKqyLC9/s400/Imagem3.png)
Esse mês começou bem devagar aqui no blog, mas aos poucos vai engrenando. Esse é um carro que já estou para postar há algum tempo, e depois que o amigo Caranguejo me enviou a foto do modelo que correu no Brasil, resolvi ir atrás de mais informações. Esse carro foi homologado para corrida pela britânica Lister Cars em 1993, e utilizava um motor Jaguar V12 7.0L com 546HP, capaz de atingir 336Km/h, que era baseado no que o Jaguar XJR utilizou em Le Mans.
Houveram três versões de corrida, a primeira, GTS, correu em 95 e 96 em Le Mans e no BPR Global GT Series, mas não obteve sucesso pois era muito lenta frente aos adversários da GT1. Para 1997 a fábrica resolveu então redesenhar o carro, que foi chamado de Storm GTL, e acabou sendo um fracasso igual ao modelo anterior, abandonando a maioria das corridas que participou, incluindo a única tentativa em 1998 em Daytona. Após nova decepção a equipe não correu mais em 98, reuniu todos os esforços para redesenhar novamente o carro visando a temporada de 1999, surgiu então o modelo desse post, o Lister Storm GT.
Eles resolveram participar da temporada completa doFIA GT em 99, na categoria GT2. O começo não foi bom, mas eles melhoraram e ao longo do ano o Storm GT chegou ao pódio diversas vezes, terminando o campeonato de equipes na honrosa quinta posição. Em 2000 com a saída da Chrysler a concorrência diminuiu significativamente, e os Listers provaram sua capacidade em ganhar corridas e conquistaram o campeonato de equipes, e ainda obtiveram várias vitórias no British GT. Em 2001 terminaram o FIA GT em 3ºe venceram o britânico, e em 2002 e 2003 foram vice-campeões no FIA. 2003 marcou também a parceria da Lister com a equipe Creation que utilizou os carros no FIA GT, e que possibilitou a volta da fábrica a Le Mans com o estranho modelo Storm LMP, que mostrarei em um outro post. Nos anos seguintes o carro foi perdendo a força e foi aposentado oficialmente em 2005. É um carro bonito, lembra de frente as F40, e pode ser considerado vitorioso por sua trajetória.
Algumas equipes particulares também adquiriram o Storm GT para competir em campeonatos locais, e até hoje é possível ver essa bela máquina em pistas europeias. Em especial aqui no Brasil, ficou marcado o carro do Alcides Diniz da equipe Capuava Racing que correu alguns eventos importantes como as Mil Milhas em 2003 e 2004 e os 500Km de Interlagos, e estava a venda recentemente lá na Europa. Será que alguém que acompanha o blog teve a oportunidade de ver essa máquina acelerando ao vivo?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-wdwEZ8qDTMbVriyLMPZ-IIsNN8qg-Z3VkynNubNbupbUweUllMllHzMDpEbVElITf06cbOWGd99gtKMFI4Q0xjIwFgtpsRHwINfOaY6Lw6i4diw7ANyiC4pU8wnkYMnpvlTHJF70jjw_/s400/Imagem1.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY_30k9-ltx-L5fhAHflJS9bXkreQXHiaSYKEab9xXEQ336EkcwJHEw5vHpsTROJzqyyNajS6MMVGkaRPklDZ72WcUmhz0w1ikeW2ARU9TaQj1XRinnLTp9WkRapFHPOFuGHHdzl0RV8LQ/s400/Imagem2.png)
Storm GT da Creation.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimizJ7oKJsP2CNF5JeKAe1DhaYMG541J80C35_j1WI9SouX9zi1Nbd-GMxScr16Dly7lUYvMQGXw5MUWUZV01jCepRISJ15CmM9upTVbAzNv_7I4VvD5ktx0DDDrBwZKIzylenKlIwpZ4d/s400/LISTER+STORM-CID%C3%83O+DINIZ.jpg)
Lister de Alcides Diniz nas Mil Milhas de 2003, Luiza Brunet no capô.
Reprodução da capa da revista Ele/Ela de Dezembro de 1986.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRet6p-M1MbLNLWgUPOB-nFPyQi1ti4GAg8BR_WQ638HQhsLmOWyuaeVfAkz1Sm7nOXhWDpytTw2hFEQX-oE2EX8krHBs5P8wjAnPkdWuG59Gzlb7p3a3QpkT7_U0_nrH8ePOiZJN4rF0V/s400/1995_52_Essais_LISTER+Storm+GTS+.jpg)
Lister Storm GTS, 1995.
*Atualizado
Para complementar o post, o amigo Claudio Paes Leme mandou essa foto abaixo tirada por ele mesmo do Lister da Capuava Racing em uma situação inusitada que aconteceu na Fazenda Capuava. Ao volante do Lister ninguém menos que Emerson Fittipaldi, e atrás na Mercedes CLK-LM o Alcides Diniz na perseguição. Rolou uma corrida particular entre amigos na qual participaram outras máquinas fantásticas como Porsches GT3, GT2 e 911, e uma BMW M3. E até o Rubinho que estava no evento pilotou o Lister, coisa que só soube quem teve o privilégio de presenciar essa reunião incrível de máquinas invocadas e super pilotos. Valeu Claudio!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWAKjU2ScvI9_klUOE2KwlMtW1dVnadPjD_r8Sx8qbAKxup_26tFfgXl_5WOnGHGXZJk04MLEbv2pLibFIrUwY6-3DcbGf_1qsZiVABFCbElgUOsv23dncep8wDNEvcDT-nUlTfu04wlG1/s400/435.jpg)
Lister Storm GT x Mercedes CLK-LM.
No comments:
Post a Comment