![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5j8bkXevIkaw_mlwW0ZJjmHHOBoqXaE45XHQMtOu6CC7QMMEOseFh2xlYXqFSKoGtVDYAEltcXpRABUpT7ZIv0h2oAA1dQ13iWDRGKX6uZ3lUUPCQ6lwiA5AvED6E77GHI_9YeNdcdf5v/s400/Toyota+Eagle+GTP+MK-III.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfHTLsdbjE81eOcK3pHy-vILmIqJsedqlgbNzleuSWzJuJ5gG5o4uoHXZIK38ZvPV-gUezpdXtDhQnM7lYAV1QtkgBpPiboWAekqv6Lzm9Rf1zeo92sDcd6yjCFDkxpYpbn3Mx4XAGYh5v/s400/92-Toyota_IMSA_GTP_Eagle_MKIII_DV-08_MH_08.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-v5pvvc0TWph5si6DPw1_8AW8qDLWIAAqALBOJ63VQM4RJ7VU8ukGhctIfkzPUKtQ1fpeQhrbf83QSc3TsVJ5dPDIS_Q_n0pZMslq3N4dnaZG7Mu9mLfCwKVpUXz01XM8f7BUEpiDLdnE/s400/1992+Toyota+Eagle+GTP+Mk.III.jpg)
Muito bem, já está na hora de movimentar esse blog, afinal já se vai uma semana sem atualização. Me desculpem por isso, embolou o feriado com problemas no trabalho e não deu pra postar antes. Mas vamos ao que interessa, e esse é o Toyota Eagle GTP Mark III, que fez história nos EUA no início dos anos 90, e é considerado uma lenda do Sport Motor americano pelo que fez nas pistas, um dos sport protótipos mais rápidos e complexos tecnologicamente de todos os tempos.
Esse carro foi desenhado, produzido e utilizado pela Equipe Dan Gurney's AAR (All American Racers), um time que correu com protótipos Eagle nos EUA de 1965 a 2000, mas nenhum chegou perto das conquistas desse Mark III. A Toyota Racing também participou na preparação do motor, um potente e compacto Toyota 4 cilindros Turbocharger 2.1L com 750HP, e o carro venceu 21 das 27 corridas que disputou no IMSA GTP Championship em 1992 e 1993, sendo 14 vitórias seguidas. Esses resultados deram o título de pilotos a Juan Manuel Fangio II e o título de construtores a fábrica japonesa.
A carroceria simples e "limpa" representava uma enorme vantagem dessa máquina, que se adaptava com facilidade para diferentes pistas. Esse carro foi o primeiro investimento da Toyota no IMSA GTP, e logo de cara mostrou que poderia ser um adversário a altura dos V8s dos Nissans e Jaguars que dominavam a série. Na verdade ele meio que acabou com o campeonato no fim de 93, pois essas grandes marcas se retiraram da série devido aos altos custos que teriam pra desenvolver um carro tão bom quanto o Eagle. Para se ter uma idéia de como esse bicho andava, ele era tão rápido quanto os carros da Indy quando os dois campeonatos dividiram as mesmas pistas. Eu achei bonito o carro, o visual, o aerofólio imenso, as rodas, a pintura, os numerozões, enfim, uma máquina bonita, rápida e que marcou época.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqpS63WTCVCGrihPl4SCxGhRN_FLSWhG9Dn2n1ejpytIg1GdykyAi4jVEAMrX3qseS-aN8jfTYKhZ1rRvYuH0M4pOMDJ9GZRcASEB7LYQ_zSmgYgR0DlCvdR8xbOCT-kyddQy10lX81O_K/s400/Toyota-Eagle-Mk-III_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiN_WBszuYPlQ3KkFQw7YptGm1SpX6SuWuUz2P615XwgQLosl0odqJAUaOw5bS1D0aF8Z8mbKKHB7D-InkYHiEhuR1ph0JySZBjgTGJTm92zXoaAm6hgmY86qy0iRGbU5C04EC3CfiJlkCB/s400/ToyotaGTP_475.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgla0nzkuwBw3nClmIqg33qC1NWHJTWzyuXCekhcOJiKYD14dGjsosK8YdsRGYQzYjxOXBcOcKEAwTaw9EQrVfFfhFdwghTp2zFk6KuAiqBnTLfYe3rPelemkkILSI73mkyByKdvo8XSnns/s400/1992_Eagle_MarkIII1.jpg)
Nas duas fotos acima o Eagle aparece com o visual um pouco diferente devido aos faróis.
No comments:
Post a Comment