![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2H55Y4STeR3jG6Ii0K-LcmexzGKx_dnITCZ_BLcfE8leiehUTtZ234hmosyjXmoOFyC6fZMKjuRcZ00c2ZmRYcBJEYNE4ullJutZfs4b6C8K7w_8WPloZW61AHpheb4DMrdYyMSv1uBSq/s400/shelby_toyota-2000-gt-1968_r2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg88SLM_vd7VFljwdx7kKllGW4H-xVofJH77XBsZ8Eh95v1CouaW85CDZmGlHxrN6n3Z-v-0y4RKAUE2X9PKQBJ1yBYlNjWyrYj9DPXxiggCAUXsYWBkfL8RAs7a1QQ07CD_4IW_YLQy11u/s400/shelby_toyota-2000-gt-1968_r1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJtjNeOI70rH9m0MmwtlPYlNRbEs-AX2UcvS2ur6uAsej12Ai4DcV9HauB3cMYgoWuVsJTmZbcTgsEEekVxeiukqK9YiVHktJuj8BX1MC0HHlJGkY4YpSxjvMuGCVqbzxfCTZZKoC2az-8/s400/2000GT.jpg)
Linda imagem do 2000 GT perseguido por um Lancia Stratos.
E já que falamos de Toyota, esse é um carro que estava na fila para aparecer aqui há um tempão, o 2000 GT, o primeiro carro super esportivo japonês e talvez um dos mais bonitos e estilosos já feitos no Oriente. O 2000 GT ficou marcado pois mudou a visão do mundo sobre os carros japoneses na década de 60, e tinha qualidades para isso. Construído em parceria com a Yamaha, a idéia era superar o Jaguar E-Type, a grande estrela dos super esportivos daquela época, e vamos combinar que realmente tem alguma semelhança.
Não demorou para a fábrica querer colocar a máquina nas pistas, e ele disputou alguns campeonatos pelo mundo. Nos EUA competiu na temporada de 1968 da SCCA Series pela equipe de Carrol Shelby, uma tentativa da Toyota de fazer sucesso no mercado americano. Conquistou várias vitórias por lá e terminou com a segunda e terceira posições no campeonato. Mas como a versão de rua não fez o sucesso esperado o projeto foi abandonado no ano seguinte, e a marca então voltou as atenções para a Cam Am e o desenvolvimento do fantástico Toyota 7, que vale a pena ser mostrado um outro dia.
O 2000 GT também correu no Grande Prêmio do Japão chegando em terceiro, e venceu as 24H de Fuji em 1967. Mas o mais importante foram os recordes de velocidade e resistência que o carro conquistou na categoria 1500-2000 cilindradas da FIA, o que fez a Porsche desenvolver o 911R só para superar o Toyota. O motor era um 2.0L V6 com 152HP e chegava a 210Km/h, uma ótima velocidade para a época, e principalmente para um carro japonês.
No comments:
Post a Comment