![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbFmziXsVNRG0os3qCMx0JJOyvDjzu8epowQBPLii8l1QxD-Btv2Z9-OORlA718NmHgQ2uJt21TFr44f7y9I7MPUNJogxG3HVB-IGPeq5H5mJIi17WHT8BL4gDZOPx_AQyF9NAZ6zgvmg5/s400/00-52bis-Jaguar+XJR6.jpg)
Estive fora o dia todo e não deu pra passar aqui antes, mas para aproveitar esse finalzinho de tarde selecionei esse Jaguar XJR-6 da TWR que correu no Grupo C em 1985. O motor era um violento V12 6.2L com 650HP, e o melhor resultado que um dos três exemplares construídos obteve foi a vitória nos 1.000Km de Silverstone. Já em Le Mans os três carros abandonaram a corrida. Em seguida a esse modelo vieram as continuações dos protótipos XJR da Jaguar, que foi até o 14 se não estou enganado, que ganhou Le Mans em 96 e 97.
O modelo da primeira foto está muito bonito, principalmente por conta da pintura verde clássica, e parece ser em algum evento de clássicos recente. E abaixo um modelo original da época com um visual diferente devido a estranha asa dianteira e as rodas traseiras cobertas, solução comum naquela época para algumas pistas.
*Atualizado
O Alex chamou a atenção para a informação do Jaguar XJR-14 ter ganho em Le Mans em 96 e 97, e fui dar uma pesquisada. Realmente ele não ganhou, nesses dois anos o vencedor foi o Porsche WSC-95 da Joest Racing, construído utilizando o chassi do XJR-14. O que acabou se mostrando eficiente, claro que por inúmeras outras razões, mas a base do Jag deu uma boa contribuição para o projeto vitorioso. Dos XJR apenas dois ganharam a famosa prova de 24h, o XJR-9 em 1988 e o XJR-12 em 1990.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXfanBi_7JCra2Pg1zmQH57mfm5zwy9YJHsc3fpFX6VRkMRfFdiBL4R3LAlLXlQQKvOk_QskF5oFuADTFLKgvvXs6-HXTeWluQLkc51PoK0jZftn_YJvy50Q9dZSADYN2hREOIrousTw_p/s400/+Jaguar+XJR6.jpg)
No comments:
Post a Comment