![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivenwx9NuSdK98czCtzz1yPt9dXBeOggPW2GuSyAfjWSbkwljISNvMIlqi1POg2PFX_n_ZpsfRQpOCK0PWILxArB6e05ogjIaKadjc75Tom6zHY2txFZpOWfTgJndIVHGGbWkdcuIXsQ6t/s400/1984+-+San+Marino+-+Cecotto+-+Tolema.jpg)
Vamos dar um tempo nesse negócio de hill climb. Essa imagem eu vi no cabeçalho do blog do meu amigo Leandro Castro (Fórmula Total) outro dia, achei bonita a cuspida e o carro diferente, e perguntei se ele podia me enviar. Ele não só enviou como passou várias informações. Essa é a Toleman TG183B em Ímola no ano de 1984 com Johny Cecotto na pilotagem. Pelo que o Leandro disse, o cara era muito bom correndo em duas rodas, foi campeão mundial e tudo, mas na F1 não deu sorte, teve um acidente feio, quebrou as pernas e abandonou a categoria.
Esse carro disputou a temporada de 1983 e o início da de 1984, tinha um motor Hart turbo 1.4L. Ficou marcado por ter sido o carro com que Senna fez sua estreia na F1 no GP do Brasil em Jacarepaguá em 84. A pintura da Segafredo é bonita, o estranho são as duas asas traseiras, uma solução incomum e pelo visto ruim, pois o carro não andava muito bem. Abaixo para ilustrar, uma imagem do piloto brasileiro a bordo da Toleman, foto também enviada pelo Leandro.
*Atualizado
Vale acrescentar mais algumas informações sobre esse carro passadas pelo Caranguejo. Segundo ele o TG183B, que tinha projeto assinado por Rory Byrne não era de todo ruim, o problema foi que demoraram para conseguir um bom acerto e também o motor Hart era muito fraco. Mas mesmo assim Derek Warwick pontuou com ele em quatro GPs e Senna em um, conseguindo seus primeiros pontos na F1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIiLJY8MVLiGNJuR6YQ83yhFSJPpE8cMYZL6YztCnVj6Rfav2PGa5Vbr4dbxzao77i7vAy2XJM7n1kehjlx2pgc6FYwkyLOUExdBV8ulX3G2jm53qgMpbcUY_8BYYv1FiewCQBR9ub3ELF/s400/Toleman+Senna+San+Marino-1.jpg)
No comments:
Post a Comment