![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9M12hUl4OKIQjiaQbfwFAmDnWuh20frsbmtTceYDRbyOeqM5boMmhB6ysrvPfKMBEi4k1wEyJgxK0wpdZAEN4_xOWPN9LfD_DfRDEeWI-CCNJbe9aogwfOS3JudqFDnn2h4GNzNYMIG1q/s400/BMW+March+M1+%23002.jpg)
MKI Le Mans 1979, equipe March, não se classificou.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXSdXvF8LQt738W57iXSYHNrtLZVVgdAdISDDyda8_VWiIASFzL7Y2ficVT5IwaJ12g6YyoXi4TPY1naKk8cyLlsKgIaiu-IPKlEMkPplry2uQJn3tZA9RvwNA1JVa7Z5ZSjaEb_mRYUSU/s400/BMW+March+M1.jpg)
MKI 1979, equipe March.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtLV832KuJ7H9-vBlW_djmioSxntivubk6a44eV8EFSusM2gBI9xabBxfFS9GQL7RuBIxPcN_sECgiaFDDlnJ_DhkkgJzmUsO0T6TG3tuXS-hNxaLM2a1zvFjc3kpkmV5TU3hAgk3yB_A9/s400/BMW+March+M1_2.jpg)
MKI 1980, equipe March.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSvKCjUx480bIkHm5dD1-62w7zrXGbTy3C-rkWe3zm8TGyiJTYqEeI9cPIV8KLfqR8BkIA_JA5Nc0aSgEdZMXJu19wFBTaV32kVxvISi2X_BJpEreIBsy7oPOkF7AYa7_nHsL0VnpxscXP/s400/WatermarkedImageHandler+ashx_GTX+M1.jpg)
MKII 1980, Busby Racing.
Por falar em M1, estou para postar essa há um tempo. Na verdade eu tinha a foto de uma que me chamou a atenção pelo visual incomum, e ao buscar mais informações achei mais outras fotos. Essa é a BMW March M1, que disputou o Campeonato Mundial de Construtores e o IMSA Championship entre os anos de 1979 e 1980. Na época muita gente se surpreendeu quando a BMW contratou a empresa inglesaMarch Engineering para cuidar da transformação da M1 em Grupo 5 " Silhouette.
Um novo chassi monocoque de alumínio foi criado, e a semelhança com o modelo de rua era apenas em alguns traços externos da carroceria. A idéia inicial era botar um motor mais forte, com 800HP, só que ainda estava em desenvolvimento e não foi possível aguardar, então seria utilizado um V6 3.5L de 480HP mesmo. Interessante que em uma das demonstrações antes de estrear oficialmente Marc Surer foi responsável por guiar o carro. Ele apareceu aqui no blog há alguns posts atrás e sempre esteve envolvido com a marca alemã.
Já quase na data de estrear o campeonato, a FIA resolveu mudar as regras, e para ser homologado um carro precisaria ter pelo menos 400 unidades de rua produzidas, o que foi um tremendo baque para a fábrica. Vários interessados desistiram de comprar o carro, e apenas dois foram construídos. Um ficou para a March correr pela BMW, e o outro foi adquirido por Jim Busby que já competia no IMSA nos EUA e se interessou em levar o carro pra lá. Infelizmente para se adequar a nova regra da FIA, o carro precisou sofrer alterações no motor, o que o deixou em total desvantagem frente aos adversários. Das pouco mais de 10 corridas que participaram (os dois exemplares), em apenas uma conseguiu chegar ao final, no caso o de Bubsy. Nas outras o carro sofreu com inúmeros problemas e quebras, e foi um decepção e tanto, inclusive nas duas tentativas de disputar as 24H de Le Mans. Uma pena, esse visual "Silhouette"caiu bem na M1, merecia melhor sorte.
Foram dois exemplares, mas três modelos ao todo. O MKI da March, o MKII de Busby, que depois recebeu um motor Chevrolet V8 5.0L, e o MKIII, que na verdade era o MKI recuperado após um acidente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoSdK9zW2EgP7WUlRSQcW1e9W1hy-QHcFzQlci33itL7wyChyphenhyphenaYK7sPQpeYfbUTDhWtUe7WdOjxhw7V0kMh0VENgP3dHdT0dLlT2ZzalMTOteqDMttrKeUJTELyuyt4sqmSuszvH6f0pYB/s400/BMW+M1+P6+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcI712HT-FRQXrJ6KHzQ3Q4p7PSZwPrppKjjeqa5B-cO7Wb83EJZESOi4ULDUkSFM_GePOilqPeJvBay_dxzEm9vljMfpBxkJysstRt1fy-4anNrvH1H-7GnDSYZ9xZt9QGuFuhhTOzkgg/s400/BMW+March+M1_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM5J_1KTFOeSlndw1sOIwQLDcl1ZjhYRnTlQz4XASVkb3sE0pab9OnuTuQxzCKAWNbThr2GTNlANVjvlLgo6szPRwMpbwDnNcNfnnFDb4OuA_GOb0qQsvDsgMLiEeqmZf8h7w_sDuRDisP/s400/Imagem1-1.png)
Le Mans 1980, MKIII equipe March.
No comments:
Post a Comment