Monday, August 16, 2010

Pironi x Villeneuve



Ainda no mundo da F1, essa vem da minha recente coleção de fotos interessantes, que aliás não pára de crescer. Nessa imagem não aparece nenhum carro, ok, mas é numa pista e mostra um momento marcante e curioso na história da categoria, e que aposto muitos devem ter visto ao vivo, ou ao menos se lembram. Eu ainda não era nascido, mas já coletei algumas informações que como sempre podem ser complementadas pelos amigos bem mais entendidos.

Esse é mais um momento da história em que a famosa Ferrari tentava botar em prática seu "jogo de equipe, só que na verdade acabou não dando certo porque o piloto que deveria ser o coadjuvante se fez de desentendido e ignorou o pedido da equipe. Palmas pro piloto, Didier Pironi e sua personalidade forte, coisa que na minha opinião o Massa deveria ter tido esse ano, mas deixa isso quieto que já passou.

Pois bem, isso aconteceu no final do GP de San Marino de 1982, Gilles Villeneuve vinha na liderança da corrida a ponto de garantir a vitória, quando inesperadamente foi ultrapassado por seu companheiro de equipe, Pironi, contrariando a ordem da Ferrari de que mantivessem as posições. A placa veio depois da ultrapassagem, e pedia para Pironi ir mais devagar, "Slow", para que seu companheiro o ultrapassasse. O francês ignorou completamente, sentou a bota e ganhou a corrida. Isso abalou a amizade dos pilotos que não se falaram mais depois, e não tiveram tempo de se entender, pois no GP seguinte na Bélgica Gilles sofreu o trágico acidente que tirou sua vida e levou embora um dos maiores nomes da F1. Alguns dizem que o incidente de San Marino abalou o psicológico do canadense, e pode estar entre as causas de seu acidente fatal. Seja o que for, eu lamento que os dois não tenham tido tempo pra bater um papo e resolver tudo.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...