![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-3ZFSc-KIUR1grsJI5cfpwKik-AcdZgq4L9fn1aIAjDae9TmO60OwQaT44AT9jqnBV58Iv06WX_XRNaPH4K2e2ijWy28sQaAQpGzCl2DSLMUd0eppLJpK0BGvMhkpPfswy4RCv2DwNUgf/s400/DAMS+Panoz+Donington-1997.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjI3CDFTFUIYukjKZUc6QZbOQiV9BaKgVapWIL8nPVKUDuuY_cm3uyMNSGB9Fmn4bAiDM08bAzYXV1CGEyoSZK3_y9wbaKjOdN7OyHprSVQc1XScH7z3jw2kWw3x5di5pGC-_GU5ySAC7i0/s400/DAMS+Motorola+Panoz+Le+Mans+1997.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrtmnkAlP6hmUvdLakHyHSYXPO2Udqc1_vcVd1IFs_a1x5b5Nnwypm0ecCcXQheesgtw-5AXrpnfXs6jOfol1Jktu657C4UdP_QYnwgM999be41BKpuUp8FX6AKS-FQUBWTJV3J3EhI0Bi/s400/DAMS+Panoz+Le_Mans-1997.jpg)
Carros da DAMS no Fia GT de 97.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQEYLv65V2k0M8a3bEK_p4UmzcRX6r7YKCr4bGisFUfSCBW5bXxffVt6ngdkuBs_-xhSzx67fvT36VlJ9by5DD99XA9snzhPL9YHSERkX66Sr-3PQn-6z5V7e-6gM3Kuj_EYO_X2hMlda5/s400/Panoz+GTR-1+%23.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0ZMAQqlClkl2jEFzZTJ2cq3fNXTzzG22c1Ch1TmDVhQOimUsKAD6YzYXLilAgEGSCw6toES1XUMV0-Pp063Dz44c1A6JsS70KegMbpA2MIuE3J1LXvTMzL7mLiOqeFb7OqEumzu71tA6E/s400/Panoz+GTR-1+%23004.jpg)
Carros da David Price Racing no Fia GT de 97.
Para que não hajam confusões quanto aos modelos dos carros, esse é o Panoz Esperante GTR-1 que disputou entre 97 e 99 o Fia GT e as 24H de Le Mans na Europa, e o IMSA GT, o USSRC e a ALMS na América do Norte. Ele antecedeu o LMP-1 mostrado no post anterior, e embora sejam parecidos, o GTR-1 possui a carroceria fechada ao contrário de seu sucessor. Esse carro foi desenvolvido pela Panoz junto com a Reynard Motorsport e uma das exigências do Don Panoz foi que o visual fosse baseado de alguma forma no modelo de rua da marca, o Esperante. E então surgiu esse clássico do fim da década de 90 com um visual diferente marcado pela frente comprida com o cockpit mais atrás, meio narigudo, e que chegou a receber o apelido de "Batmóvel" por sua semelhança com o carro do homem-morcego.
O motor Ford foi desenvolvido pela Roush Racing, um V8 6.0L com 600HP. Interessante que para o carro ser homologado, uma versão de rua precisou ser construída e acabou ficando nas mãos do Don Panoz, devia ser um ótimo "brinquedo". Seis carros foram construídos e duas frentes se formaram para utilização deles, a fábrica correria nos EUA e a equipe francesa DAMS utilizaria na Europa. Nesse primeiro ano os resultados não corresponderam as expectativas, os carros tiveram vários problemas de motor, muitos abandonos e quebras mas chegaram a ganhar uma corrida ou outra, sendo que os três inscritos em Le Mans não chegaram ao fim.
Em 98 o carro dominou o IMSA conquistando os títulos de piloto e construtores, e a DAMS melhorou seus resultados no Fia GT, terminando em quinto ao final da temporada. Em Le Mans o melhor resultado foi o 7º na geral. Nesse ano também foi construída em parceria com a Zytek uma versão híbrida chamada de Q9 Hybrid, que utilizava um motor elétrico e foi desenvolvida pela David Price Racing. Para chamar a atenção pintaram o carro de roxo e puseram alguns raios amarelos, mas o bólido se mostrou muito pesado por conta das várias baterias e não se classificou para Le Mans. Ainda correu em Petit Le Mans, terminando em 12º e o projeto foi abandonado.
Com o fim da classe GT1 no Fia GT em 99, só sobrou a Panoz correr com o Esperante na ALMS, e o LMP-1 também já estava em desenvolvimento. Duas tentativas foram feitas com o GTR-1 mas os carros não chegaram ao fim das corridas, e assim foram aposentados mas a sua aparência diferente ficou marcada para sempre na história.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9q7iBX9400F-Y0wAvXfuE_-tvkLAM8HTkwHAXVhc0BEO8rdz2At_GO-D5koE5Dw487Cv2WCeFwVSjsHz0v-3_6l6kFKipnpCzmBTK4IeFkRxtCNNXqSLrCV8XA1x8yMIUphHzxfJPpffH/s400/panoz-lemans-1998-2-lrg.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHMZ6D5r8GkCoArj9ENVKdtm5sUpasOGyBFb8IRu7lhYscbGFccW9KDd6jeqfqfvUrFZp8CSiOl0lV4HjXc-nOX2rfyfWm9-TV2EKG5omor8rcpVZrO4OLfi7LYDhrfNAWAgbM7huDoWRz/s400/Panoz+Esperante+GTR+1+1998.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7CIRTSlYLZHBT1EWL8LJsINdzkOZ6vPE0ffeSDrPsN6LLW3XS8hIeAcYDQOjGCrjqXkiC6lj9AxVKGZV4mX9x35eHdE78fjfvcxMRYYh_U4Uu34U3KRaA0tb8U-Do5rCD231K1lUwdP32/s400/gtr1_04.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivkXvXrJ77FVabFpPIl_kX3h0bxNcGJk06LJDFIPDzhFWqT7uWp-JkQLCacMVBHHUsqWoX-zGHxGeyp8ilyaqKGaQstf8BFrYwkUG5RqzUlYQahX8F_YXBmCO-VsoHv-WtcfhpKVsBVmjj/s400/97.jpg)
Modelos de 99 da Panoz Motorsports e da DAMS.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-sGb9Arar1mQ5_O2VGhgiP11QA0baE55JjYHaTt4BjMsRGNpW1t9qIt3v8H0uw_4UeCg-Glhr_WNuTu6yN04Jk7iS7yIkUJTBZ_quY0fs728hTDH8P__5MmzHtBVRSU7QX3gpjGKvoakc/s400/Panoz+GTR-1+%23Q9.jpg)
Panoz Esperante Q9 Hybrid.
No comments:
Post a Comment