Tuesday, August 24, 2010

Panoz LMP-1 Roadster S


Modelo de 1999.

Três dos modelos de 2000.

Tanto o Joel quanto o Interdomin observaram que o protótipo MC Tubarão V do post anterior por conta de sua incomum posição descentralizada de pilotagem lembra o Panoz LMP-1, também conhecido como Panoz LMP-1 Roadster S. Então fui buscar mais informações e fotos desse Panoz que realmente parece ter servido de inspiração para o pessoal da MC Competições.

Ele foi construído em 1999 pela Panoz como sucessor do Esperante GTR-1, que havia disputado em 97 e 98 a categoria GT1, extinta no fim de 98. O GTR-1 tinha a carroceria fechada e o estranho visual típico dos carros da marca, mas falarei mais dele em outra oportunidade. Já no LMP-1, a principal característica era a colocação do motor a frente do piloto, ao contrário dos outros carros, e a posição de pilotagem descentralizada. O motor era um 6.0L V8 e o câmbio X-trac sequencial de 6 marchas.

O carro surpreendeu conquistando três vitórias em 99 e o título de construtores, uma vitória em 2000, duas vitórias em 2001 e mais duas em 2002, sendo aposentado ao final de 2003. Sendo que em 2001 a Panoz resolveu desenvolver o LMP07 que acabou sendo uma frustração total, e já em 2002 eles partiram para o LMP-1 Evo. No final das contas o saldo foi positivo e o carro deixou seu nome na história não só pelas conquistas, mas também pelo visual "ame ou odeie". Eu ainda estou decidindo de que lado ficar.

Acima o LMP-1 Evo e sua pintura pra lá de nacionalista.

Essa foto é legal pra ver a diferente posição de pilotagem.

Um dos últimos modelos.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...