![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQX_VIlYTmLjxu-RIwnjGSRrJiQhVhYEHKDGTBReFIXRfc9O68XBuadL4bCONSIDxEAUaQOMoetVBOFiBmwjWIE_vPM-AxBjTusjsJaMOQRrbutSIEpdp2A79GMT1zXSqFmetCAAl7siLM/s400/panoz-lemans-1999-lrg.jpg)
Modelo de 1999.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaEtQ1qyXYJ4tAnMTwZrYIv5jv8r9q3LsSJgbXYmBj6zsdRV686uBmescUrd8dMoxv0E5gahHn4_TkIV2WtYSS_Ylih51LHt1YW_SHSmJjlvo3WLeO3OUYGiib6ytSjc11Aa4CYEBTw_P5/s400/2001u-1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8KkbDFYNidH3PlD2m1Wx7Yv1DyASXV0p3602RWSFhcMeOasCjUoGvfhGg3Osrs6zNm1rZBKu-s62K9ZqI9BeBops4BnUBQkNBQvcKyEVU61DAF0xyK3Yd3nvu78h_5ROGH6a6NeXTlhTd/s400/Panoz_Leader_LM_2002.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFmvZ4K8mP3iSXHLVXtoHFdzB84vxtttfjmtkUy-OzhJEYIephlBwsdIoTOia1N37a1Zd6nY8VE2qYMWmUM7yt5DcFKvFD7TxuS_T9NvClDTBEnqXJ1SWwm9CXPxtgEoydqbb9jcb8OdoT/s400/Panoz%C2%A0LMP-1+Roadster+S.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU0WHJhXtObSq13qWaxDG5spH5xpyUAcFPEpXAVKN4i3Se6o4FQsvqs5Osdg85ljaPFwPIeZT18yt0l4wyl9FrYpNqkcsAW5obXmZHIDNSQOgw2lVXyt-LPWHQLyz_lus7RfckRZNcjcPB/s400/panoz8dba.jpg)
Três dos modelos de 2000.
Tanto o Joel quanto o Interdomin observaram que o protótipo MC Tubarão V do post anterior por conta de sua incomum posição descentralizada de pilotagem lembra o Panoz LMP-1, também conhecido como Panoz LMP-1 Roadster S. Então fui buscar mais informações e fotos desse Panoz que realmente parece ter servido de inspiração para o pessoal da MC Competições.
Ele foi construído em 1999 pela Panoz como sucessor do Esperante GTR-1, que havia disputado em 97 e 98 a categoria GT1, extinta no fim de 98. O GTR-1 tinha a carroceria fechada e o estranho visual típico dos carros da marca, mas falarei mais dele em outra oportunidade. Já no LMP-1, a principal característica era a colocação do motor a frente do piloto, ao contrário dos outros carros, e a posição de pilotagem descentralizada. O motor era um 6.0L V8 e o câmbio X-trac sequencial de 6 marchas.
O carro surpreendeu conquistando três vitórias em 99 e o título de construtores, uma vitória em 2000, duas vitórias em 2001 e mais duas em 2002, sendo aposentado ao final de 2003. Sendo que em 2001 a Panoz resolveu desenvolver o LMP07 que acabou sendo uma frustração total, e já em 2002 eles partiram para o LMP-1 Evo. No final das contas o saldo foi positivo e o carro deixou seu nome na história não só pelas conquistas, mas também pelo visual "ame ou odeie". Eu ainda estou decidindo de que lado ficar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHVjpEZtvqVyRABGATdDbIJEd7gwZn7f5hztaXGHVGfmTXSrpXaIimen3_6ppEO5DUPPFMdyNgzQ6OdYZFgbifbMFsiZiUDGlr_1n5hSeS593DRY6Scg0MqL7wMmnaFoZHDvDh9gzCu-H8/s400/Panoz-GC8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbRz38UZxnoCAABqY50O1s1jyZPVjRif-Ok4qvRDOA-X3V4lYRBB6bnNNs7d-O-Ie8sAnINtYwxMsSAHwwSOwGXCkbKq5iA3nQW26ztGGhW1ErDxCxbBlVJkzd51sy32c9Tr6jquBrbVZ6/s400/Panoz-BC5.jpg)
Acima o LMP-1 Evo e sua pintura pra lá de nacionalista.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidwKJJGbfC4jE-oLCd65lLfIzptbO34jy2QXIbOebi-tAkysiHhl9PHms63Ic13dCfo2GWRFtfrHZcaxwxFa9ASavr4cTT2JHZWBFg3hmZ6TgcLbwi1vPCVK-P_-pMBqvIqVy5kirSfj45/s400/Panoz-BC2.jpg)
Essa foto é legal pra ver a diferente posição de pilotagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMIWHqEyXFJJuZCloZl7hjXBgQvczxBLcvbo-1YkaQ1VtiqqDJtEPm9ei34Te_ni3j76kPA9G1uQIswMrBNPsivXD6nnu4E8hozZcgrrv7ONShPixjKvxySlkGvoar08Tf0eZqzwaIfdzP/s400/Panoz+LMP+01.jpg)
Um dos últimos modelos.
No comments:
Post a Comment